A influência da olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas no índice de desenvolvimento da educação básica: uma análise no município de Coruripe-Alagoas

Autores

  • Jailson José da Silva
  • Vagno Izidorio Rodrigues
  • César de Oliveira Nascimento
  • Jalon Saturnino de Oliveira Júnior

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv2n2-009

Palavras-chave:

Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas, Índice de desenvolvimento da educação básica, Influências

Resumo

Esse artigo tem como objetivo analisar a influência da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) nos Índices de Educação Básica (IDEB) em um município alagoano no período de 2007 a 2017. A mesma foi desenvolvida a partir da coleta e análise de dados por meio de entrevistas e questionários semiestruturados elaborados pelos próprios proponentes, e direcionados aos coordenadores do referido município, com o intuito de analisar a influência da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas nos resultados do IDEB. A partir da apuração dos dados obtidos, ficou nítido que desde a inserção de programas voltados para a melhoria no desempenho dos alunos na OBMEP refletiu-se, também, melhorias nos resultados do IDEB do município, que alcançou 6,3 pontos no ano de 2017, o que significa um aumento de 1,9 pontos em relação ao ano de 2015.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-06-23

Como Citar

José da Silva, J., Izidorio Rodrigues, V., de Oliveira Nascimento, C., & Saturnino de Oliveira Júnior, J. (2023). A influência da olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas no índice de desenvolvimento da educação básica: uma análise no município de Coruripe-Alagoas. International Seven Journal of Multidisciplinary, 2(2), 267–284. https://doi.org/10.56238/isevmjv2n2-009

Edição

Seção

Articles