A influência da olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas no índice de desenvolvimento da educação básica: uma análise no município de Coruripe-Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv2n2-009Palavras-chave:
Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas, Índice de desenvolvimento da educação básica, InfluênciasResumo
Esse artigo tem como objetivo analisar a influência da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) nos Índices de Educação Básica (IDEB) em um município alagoano no período de 2007 a 2017. A mesma foi desenvolvida a partir da coleta e análise de dados por meio de entrevistas e questionários semiestruturados elaborados pelos próprios proponentes, e direcionados aos coordenadores do referido município, com o intuito de analisar a influência da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas nos resultados do IDEB. A partir da apuração dos dados obtidos, ficou nítido que desde a inserção de programas voltados para a melhoria no desempenho dos alunos na OBMEP refletiu-se, também, melhorias nos resultados do IDEB do município, que alcançou 6,3 pontos no ano de 2017, o que significa um aumento de 1,9 pontos em relação ao ano de 2015.