A inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) nos cursos de Ensino a Distância (EAD)

Autores

  • Sônia Soares Santos
  • Altemar José dos Santos
  • João Soares Santos

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv3n4-014

Palavras-chave:

Acessibilidade, Educação, Ensino a Distância, Inclusão, Pessoa com Deficiência

Resumo

A inclusão de pessoas com deficiência nos cursos de educação a distância (EAD) é um tema de crescente relevância na educação contemporânea, visto que, com o avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), o EAD tem se consolidado como uma alternativa flexível e acessível, permitindo o acesso ao ensino superior e profissionalizante a um número cada vez maior de estudantes, incluindo aqueles com diferentes tipos de deficiência. Desse modo, o presente artigo deteve como objetivo geral a investigação de estratégias garantem a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) em cursos EAD, considerando os desafios advindos da conjuntura tecnológica. Foi utilizado a metodologia de pesquisa exploratória combinada com revisão bibliográfica de artigos acadêmicos publicados entre 2017 e 2024. Com base na discussão apresentada, estratégias foram identificadas para promover a inclusão de forma plena, sendo estas implementação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) acessíveis, considerando as diretrizes de acessibilidade digital, como o uso de tecnologias compatíveis com leitores de tela, opções de contraste e ampliação de fontes, capacitação dos docentes, assim como inserção de tecnologias assistivas específicas para cada tipo de deficiência.

Publicado

2024-08-13

Como Citar

Santos , S. S., dos Santos , A. J., & Santos, J. . S. (2024). A inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) nos cursos de Ensino a Distância (EAD). International Seven Journal of Multidisciplinary, 3(4), 1274–1282. https://doi.org/10.56238/isevmjv3n4-014

Edição

Seção

Articles