A Inteligência Artificial (IA) na Educação À Distância (EAD): Vantagens, desvantagens e desafios
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv3n4-015Palavras-chave:
Educação a Distância, Inteligência Artificial, TecnologiaResumo
O presente artigo possui como ímpeto realizar a investigação de como a Artificial (IA) está sendo aplicada no sistema de Educação a Distância (EAD) para que, a partir disso, fosse possível concluir suas principais vantagens, desvantagens e desafios enfrentados por educadores e alunos que fazem uso desta no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia adotada foi a revisão de literatura, utilizando como critérios de inclusão artigos publicados entre 2017 e 2024 em português, inglês ou espanhol, que abordem a integração da IA no contexto do EAD, ato contínuo, o método dedutivo-analítico foi aplicado para analisar e interpretar os dados coletados na revisão de literatura. Como conclusão, foi possível identificar que a inserção da IA no sistema EAD tem proporcionado vantagens significativas, como a personalização do ensino conforme o ritmo e estilo de aprendizagem de cada aluno, melhoria na avaliação de desempenho e identificação em tempo real de problemas de aprendizagem. No que tange às desvantagens, restou evidenciado desigualdades de acesso e preocupações éticas, como privacidade de dados e dependência excessiva da tecnologia, que podem prejudicar o desenvolvimento de habilidades críticas dos alunos, como pensamento crítico e resolução de problemas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 International Seven Journal of Multidisciplinary
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.