A Inteligência Artificial (IA) na Educação À Distância (EAD): Vantagens, desvantagens e desafios

Autores

  • Altemar José dos Santos
  • Sônia soares Santos
  • João Soares Santos

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv3n4-015

Palavras-chave:

Educação a Distância, Inteligência Artificial, Tecnologia

Resumo

O presente artigo possui como ímpeto realizar a investigação de como a Artificial (IA) está sendo aplicada no sistema de Educação a Distância (EAD) para que, a partir disso, fosse possível concluir suas principais vantagens, desvantagens e desafios enfrentados por educadores e alunos que fazem uso desta no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia adotada foi a revisão de literatura, utilizando como critérios de inclusão artigos publicados entre 2017 e 2024 em português, inglês ou espanhol, que abordem a integração da IA no contexto do EAD, ato contínuo, o método dedutivo-analítico foi aplicado para analisar e interpretar os dados coletados na revisão de literatura. Como conclusão, foi possível identificar que a inserção da IA no sistema EAD tem proporcionado vantagens significativas, como a personalização do ensino conforme o ritmo e estilo de aprendizagem de cada aluno, melhoria na avaliação de desempenho e identificação em tempo real de problemas de aprendizagem. No que tange às desvantagens, restou evidenciado desigualdades de acesso e preocupações éticas, como privacidade de dados e dependência excessiva da tecnologia, que podem prejudicar o desenvolvimento de habilidades críticas dos alunos, como pensamento crítico e resolução de problemas.

Publicado

2024-08-13

Como Citar

dos Santos , A. J., Santos , S. soares, & Santos, J. . S. (2024). A Inteligência Artificial (IA) na Educação À Distância (EAD): Vantagens, desvantagens e desafios. International Seven Journal of Multidisciplinary, 3(4), 1283–1291. https://doi.org/10.56238/isevmjv3n4-015

Edição

Seção

Articles