Caminhos da descentralização financeira pela gestão colegiada nas escolas públicas estaduais do estado do Maranhão – Brasil

Autores

  • Maria Eliana Alves Lima

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv3n2-012

Palavras-chave:

PDE Escola, Participação, Gestão financeira.

Resumo

Compreende os aspectos da gestão colegiada na descentralização financeira dos programas que transferem recursos para as escolas públicas – sobretudo do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE, correlacionando essa modelo de gestão ao processo de fortalecimento da gestão democrática. A pesquisa buscou compreender os condicionantes imbricados nos processos de gestão democrática das escolas públicas da rede estadual do Maranhão quanto à participação da comunidade na gestão dos recursos financeiros do Programa PDDE entre os anos de 2018 e 2020. A perspectiva metodológica inscreve-se na pesquisa de campo nas escolas que possuem caixa escolar regulamentado na rede pública estadual de ensino no estado do Maranhão, Brasil. As questões que nortearam a pesquisa tiveram o interesse de responder como o gestor lida com o poder da decisão sobre os recursos da escola, como gere a participação da comunidade na aplicação dos recursos e como concebe a dimensão da autonomia na gestão do recurso.

Publicado

2024-04-22

Como Citar

Eliana Alves Lima, M. (2024). Caminhos da descentralização financeira pela gestão colegiada nas escolas públicas estaduais do estado do Maranhão – Brasil. International Seven Journal of Multidisciplinary, 3(2), 524–540. https://doi.org/10.56238/isevmjv3n2-012

Edição

Seção

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