O Atendimento Educacional Especializado – AEE, afetividade e a contribuição do neuropsicopedagogo institucional sobre o Transtorno do Espectro Autista

Autores

  • Sandra Regina Algaranhães da Silva
  • Carlos Alberto Saraiva Monteiro

Palavras-chave:

Afetividade, Educacional, AEE, Transtorno do espectro autista.

Resumo

Na atualidade, o reconhecimento do AEE- Atendimento Educacional Especializado, enquanto uma prática educacional inclusiva, cuja apresentação marcante de evolução, está relacionada de modo direto ao manejo do TEA - Transtorno do Espectro Autista. Portanto, factível a realidade acerca da autonomia do estudante, a partir de intervenções cognitivo – comportamentais. Sendo assim, o reconhecimento da AEE- Atendimento Educacional Especializado como uma prática educativa efetiva tem se solidificado, e um dos campos onde isso se verifica é no tratamento dos autistas em escolas que disponibilizam tal atendimento. O esforço educacional científico contínuo de profissionais da educação e de pesquisadores tem produzido inúmeras ferramentas de ajuda aos usuários destas modalidades. O objetivo deste trabalho é, a partir da literatura científica de autores renomados, identificar o que é conceituado como Transtorno do Espectro Autista - TEA e as condutas educacionais e técnicas mais efetivas no espaço escolar. Em face do avanço das pesquisas a respeito do AEE –   Atendimento Educacional Especializado, tanto dos profissionais desta área, quanto de pesquisadores, os objetivos deste trabalho trilham o caminho de busca sobre as propostas de estudo acerca do autismo, dentro de artigos científicos, para avaliar se os estudos técnicos cognitivos comportamentais são eficazes no tratamento do Transtorno do Espectro Autista - TEA, e assim poder fomentar uma avaliação acerca das estratégias mais condizentes com o atendimento nas escolas com a contribuição do neuropsicopedagogo institucional na identificação das necessidades específicas e encaminhamentos para outros especialistas.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-06-23

Como Citar

Regina Algaranhães da Silva, S., & Alberto Saraiva Monteiro, C. (2023). O Atendimento Educacional Especializado – AEE, afetividade e a contribuição do neuropsicopedagogo institucional sobre o Transtorno do Espectro Autista. International Seven Journal of Multidisciplinary, 2(2), 255–266. Recuperado de https://sevenpublicacoes.com.br/ISJM/article/view/1680

Edição

Seção

Articles