REMIDIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA E DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Palavras-chave:
Remediação, Pensamento computacional, Norma padrão, Variação linguística, Narrativas digitais, Escrita como processo recursivoResumo
Neste artigo, propomos a remidiação como uma estratégia pedagógica que integra o ensino da norma padrão da língua portuguesa ao desenvolvimento do pensamento computacional, respeitando a variação linguística e seu papel na competência comunicativa dos alunos. Fundamentado nos estudos sobre remidiação (Bolter e Grusin, 1999), no desenvolvimento da linguagem (Vygotsky, 2001; Faraco, 2015) e na conceituação e problematização do pensamento computacional (Wing, 2006; Grover e Pea, 2018; Foohs et alii, 2025), o artigo também incorpora a teoria da escrita como processo recursivo (Flower e Hayes, 1981), destacando a relação entre planejamento, revisão e adaptação textual no ensino da escrita e da programação. A proposta apresenta uma sequência didática estruturada em três fases: autoria textual, remidiação para narrativas digitais e construção de algoritmos no ambiente computacional. O objetivo é desenvolver habilidades como coesão, coerência, abstração e algoritmização, ao mesmo tempo em que incentiva a criatividade e a reflexão sobre a adequação dos registros linguísticos em diferentes contextos. Inspirados na visão de Flower e Hayes (1981), argumentamos que a escrita deve ser compreendida como um processo dinâmico e interativo, no qual os alunos aprimoram suas produções à medida que reestruturam suas narrativas no ambiente digital. Consideramos, no entanto, que a integração do pensamento computacional à escrita deve ocorrer de forma equilibrada, evitando abordagens reducionistas que subordinem a complexidade da linguagem à lógica computacional. Embora sua implementação exija adaptações às condições específicas de cada escola, a metodologia é especialmente adequada a contraturnos escolares voltados para escrita criativa e narrativas digitais. A remidiação potencializa o aprendizado interdisciplinar, criando oportunidades para uma educação significativa e contextualizada, que valorize tanto as competências linguísticas quanto as computacionais. Por fim, sugerimos que pesquisas futuras explorem a aplicação prática da proposta em diferentes contextos educacionais, analisando seu impacto sobre a aprendizagem e os desafios enfrentados pelos professores.
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