REMIDIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA E DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Palabras clave:
Remediação, Pensamento computacional, Norma padrão, Variação linguística, Narrativas digitais, Escrita como processo recursivoResumen
Neste artigo, propomos a remidiação como uma estratégia pedagógica que integra o ensino da norma padrão da língua portuguesa ao desenvolvimento do pensamento computacional, respeitando a variação linguística e seu papel na competência comunicativa dos alunos. Fundamentado nos estudos sobre remidiação (Bolter e Grusin, 1999), no desenvolvimento da linguagem (Vygotsky, 2001; Faraco, 2015) e na conceituação e problematização do pensamento computacional (Wing, 2006; Grover e Pea, 2018; Foohs et alii, 2025), o artigo também incorpora a teoria da escrita como processo recursivo (Flower e Hayes, 1981), destacando a relação entre planejamento, revisão e adaptação textual no ensino da escrita e da programação. A proposta apresenta uma sequência didática estruturada em três fases: autoria textual, remidiação para narrativas digitais e construção de algoritmos no ambiente computacional. O objetivo é desenvolver habilidades como coesão, coerência, abstração e algoritmização, ao mesmo tempo em que incentiva a criatividade e a reflexão sobre a adequação dos registros linguísticos em diferentes contextos. Inspirados na visão de Flower e Hayes (1981), argumentamos que a escrita deve ser compreendida como um processo dinâmico e interativo, no qual os alunos aprimoram suas produções à medida que reestruturam suas narrativas no ambiente digital. Consideramos, no entanto, que a integração do pensamento computacional à escrita deve ocorrer de forma equilibrada, evitando abordagens reducionistas que subordinem a complexidade da linguagem à lógica computacional. Embora sua implementação exija adaptações às condições específicas de cada escola, a metodologia é especialmente adequada a contraturnos escolares voltados para escrita criativa e narrativas digitais. A remidiação potencializa o aprendizado interdisciplinar, criando oportunidades para uma educação significativa e contextualizada, que valorize tanto as competências linguísticas quanto as computacionais. Por fim, sugerimos que pesquisas futuras explorem a aplicação prática da proposta em diferentes contextos educacionais, analisando seu impacto sobre a aprendizagem e os desafios enfrentados pelos professores.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Marcelo Magalhães Foohs, Alice de Freitas Castro, Priscila Castioni Isele, Randerson Melville Oliveira Rebouças

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.