Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UM ESTUDO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS

Rosa Gonçalves de Oliveira

Luci Pastor Manzoli

Adriana do Carmo Bellotti

Roberto Antonio Alves

Gabriela Molina Moura


Palavras-chave


Resumo

O presente estudo objetivou realizar um mapeamento nos documentos oficiais expedidos pelo poder público federal, a partir de 2005, procurando identificar o que dizem sobre a formação do professor do ensino regular, para atuar em sala inclusiva com alunos surdos. Pautou-se pela abordagem qualitativa e documental, selecionando aqueles que abordassem as políticas públicas inclusivas com destaque à surdez e formação do professor, com recorte temporal a partir do Decreto nº 5.626/ 2005, que assegura a Libras como a língua natural dos surdos. Também foram arrolados o Plano de Desenvolvimento da Educação, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o Plano Nacional de Educação, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e a Base Nacional Comum Curricular. O escopo dos documentos analisados mostrou que a formação de professores para atuarem com alunos surdos, em salas regulares, é tratada de maneira pouco aprofundada, denotando lacunas e fragilidades para esta formação, afetando, consequentemente, o desenvolvimento escolar desses alunos. Assim, torna-se necessário investir na formação inicial e continuada dos professores que atuam na educação inclusiva, com vistas a dar uma nova dimensão em sua prática pedagógica.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.041-038 


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Rosa Gonçalves de Oliveira, Luci Pastor Manzoli, Adriana do Carmo Bellotti, Roberto Antonio Alves, Gabriela Molina Moura

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Rosa Gonçalves de Oliveira
  • Luci Pastor Manzoli
  • Adriana do Carmo Bellotti
  • Roberto Antonio Alves
  • Gabriela Molina Moura