A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UM ESTUDO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS
Palabras clave:
Formação de professor, Surdez, Inclusão escolar, Políticas públicas federaisResumen
O presente estudo objetivou realizar um mapeamento nos documentos oficiais expedidos pelo poder público federal, a partir de 2005, procurando identificar o que dizem sobre a formação do professor do ensino regular, para atuar em sala inclusiva com alunos surdos. Pautou-se pela abordagem qualitativa e documental, selecionando aqueles que abordassem as políticas públicas inclusivas com destaque à surdez e formação do professor, com recorte temporal a partir do Decreto nº 5.626/ 2005, que assegura a Libras como a língua natural dos surdos. Também foram arrolados o Plano de Desenvolvimento da Educação, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o Plano Nacional de Educação, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e a Base Nacional Comum Curricular. O escopo dos documentos analisados mostrou que a formação de professores para atuarem com alunos surdos, em salas regulares, é tratada de maneira pouco aprofundada, denotando lacunas e fragilidades para esta formação, afetando, consequentemente, o desenvolvimento escolar desses alunos. Assim, torna-se necessário investir na formação inicial e continuada dos professores que atuam na educação inclusiva, com vistas a dar uma nova dimensão em sua prática pedagógica.
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Derechos de autor 2024 Rosa Gonçalves de Oliveira, Luci Pastor Manzoli, Adriana do Carmo Bellotti, Roberto Antonio Alves, Gabriela Molina Moura

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