A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UM ESTUDO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS

Autores/as

  • Rosa Gonçalves de Oliveira
  • Luci Pastor Manzoli
  • Adriana do Carmo Bellotti
  • Roberto Antonio Alves
  • Gabriela Molina Moura

Palabras clave:

Formação de professor, Surdez, Inclusão escolar, Políticas públicas federais

Resumen

O presente estudo objetivou realizar um mapeamento nos documentos oficiais expedidos pelo poder público federal, a partir de 2005, procurando identificar o que dizem sobre a formação do professor do ensino regular, para atuar em sala inclusiva com alunos surdos. Pautou-se pela abordagem qualitativa e documental, selecionando aqueles que abordassem as políticas públicas inclusivas com destaque à surdez e formação do professor, com recorte temporal a partir do Decreto nº 5.626/ 2005, que assegura a Libras como a língua natural dos surdos. Também foram arrolados o Plano de Desenvolvimento da Educação, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o Plano Nacional de Educação, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e a Base Nacional Comum Curricular. O escopo dos documentos analisados mostrou que a formação de professores para atuarem com alunos surdos, em salas regulares, é tratada de maneira pouco aprofundada, denotando lacunas e fragilidades para esta formação, afetando, consequentemente, o desenvolvimento escolar desses alunos. Assim, torna-se necessário investir na formação inicial e continuada dos professores que atuam na educação inclusiva, com vistas a dar uma nova dimensão em sua prática pedagógica.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.041-038 

Publicado

2025-02-26

Cómo citar

A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: UM ESTUDO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS FEDERAIS. (2025). Seven Editora, 535-545. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6664