Resumo
A Análise do Discurso materialista francesa, segundo Michel Pêcheux (AD), tem grande importância, porque vai além da mera interpretação de palavras ou frases, ou seja, é uma abordagem teórica e metodológica que examina a linguagem e os discursos em seus contextos sociais, políticos e culturais. Sabe-se que a fala e a escrita em sala de aula são duas formas essenciais de comunicação e expressão que desempenham papéis complementares no processo de ensino aprendizagem. Sendo assim, na dinâmica educacional, este trabalho tem como objetivo analisar o silêncio e o avesso do discurso na fala e na escrita. O tipo de pesquisa é analítico, de metodologia qualitativa, com o método da AD e o corpus selecionado foi “um relato de caso”, que se fundamenta na compreensão de que o discurso é uma prática social e ideológica, imersa em contextos históricos e relações de poder, onde o silenciamento e o efeito de sentidos estão intrinsecamente ligados ao poder e à ideologia. Nesse sentindo, chega-se à conclusão de que, enquanto o silenciamento limita os possíveis significados que circulam socialmente, o efeito de sentidos molda como esses significados são percebidos, interpretados e reproduzidos pelos sujeitos. Essas estratégias discursivas revelam o poder que a linguagem tem de sustentar ou desafiar estruturas ideológicas, evidenciando a complexidade do discurso como espaço de luta e negociação de sentidos.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.001-028