Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO: ENSAIO TEÓRICO

Teixeira A;
Tavano PT

Andson Teixeira

Patricia Teixeira Tavano


Palavras-chave

Avaliação na educação
Categorias de avaliação
Tipos de avaliação
Avaliação humanizadora

Resumo

A avaliação na educação representa um dos pilares para a compreensão do desenvolvimento do estudante e o aprimoramento dos sistemas educacionais, servindo como base para decisões políticas, pedagógicas e sociais. Em um contexto de constantes mudanças e complexidades, torna-se essencial repensar as práticas avaliativas de modo que elas promovam não apenas o diagnóstico das condições de ensino e aprendizagem, como ponto final do processo em uma nota somatória, mas também incentivem o desenvolvimento de políticas inclusivas, eficazes e transformadoras. A avaliação deve ser vista como uma ferramenta reflexiva e dinâmica, indo além do julgamento quantitativo para contribuir com uma análise qualitativa dos processos educativos e de seus impactos sobre a formação do aluno e da sociedade em geral. Este estudo, na forma de ensaio teórico, pretende discutir a avaliação como um instrumento capaz de promover a equidade, a inclusão e a qualidade educacional, permitindo que o sistema educacional se aproxime de uma educação verdadeiramente humanizadora e transformadora.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.038-004

 


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Andson Teixeira , Patricia Teixeira Tavano

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Andson Teixeira
  • Patricia Teixeira Tavano