Abstract
A avaliação na educação representa um dos pilares para a compreensão do desenvolvimento do estudante e o aprimoramento dos sistemas educacionais, servindo como base para decisões políticas, pedagógicas e sociais. Em um contexto de constantes mudanças e complexidades, torna-se essencial repensar as práticas avaliativas de modo que elas promovam não apenas o diagnóstico das condições de ensino e aprendizagem, como ponto final do processo em uma nota somatória, mas também incentivem o desenvolvimento de políticas inclusivas, eficazes e transformadoras. A avaliação deve ser vista como uma ferramenta reflexiva e dinâmica, indo além do julgamento quantitativo para contribuir com uma análise qualitativa dos processos educativos e de seus impactos sobre a formação do aluno e da sociedade em geral. Este estudo, na forma de ensaio teórico, pretende discutir a avaliação como um instrumento capaz de promover a equidade, a inclusão e a qualidade educacional, permitindo que o sistema educacional se aproxime de uma educação verdadeiramente humanizadora e transformadora.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.038-004