Relações possíveis entre psicomotricidade e educação física: um estudo com graduandos

Authors

  • Maria de Fátima Vasconcelos
  • Athila de Figueiredo
  • Fernanda Manuela dos Santos
  • Natalia da Silva Moraes
  • Priscila Maria Oliveira Cortez
  • Thays Alves Costa

Keywords:

Psicomotricidade, Educação Física, Desenvolvimento Infantil

Abstract

A proposta deste estudo é identificar a compreensão que os graduandos em Educação Física possuem a respeito da Psicomotricidade enquanto ciência e prática relacionando o conhecimento que estes absorvem a partir das disciplinas curriculares oferecidas em seu curso de graduação e uma provável prontidão para a utilização da Psicomotricidade em suas futuras práticas educativas. A importância desse estudo está estruturada fundamentalmente no fato de que a Psicomotricidade é uma ciência que agrega um valor significativo na ampliação da qualidade das relações no ambiente educacional no que tange à promoção do desenvolvimento do ser humano atendido. O referencial utilizado para o desenvolvimento deste estudo será baseado na proposição de desenvolvimento infantil na Educação Física e Psicomotricidade apresentada por José Augusto e Ângela Palma, Marcos Neira e Henri Wallon respectivamente. Como procedimento metodológico será aplicado um questionário estruturado com questões específicas para a obtenção dos dados de forma a permitir a análise necessária para a identificação do objetivo intencionado. Levantamos a hipótese portanto de que, de posse da compreensão adequada da Psicomotricidade enquanto ciência, os futuros educadores terão maior diversidade de mecanismos educativos para a ampliação da qualidade no atendimento às demandas existentes em sua prática. De acordo com os resultados obtidos, a compreensão que os graduandos de Educação Física apresentam sobre a Psicomotricidade está bem próxima a uma visão coerente, com efetiva proposição conceitual desta no ambiente educacional, sobretudo identificamos que esta compreensão ainda se dá de forma fragmentada e distanciada de uma aplicabilidade dos conhecimentos teóricos e práticos da Psicomotricidade de modo consistente, na prática da Educação Física escolar.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-070

Downloads

Published

2023-03-21

How to Cite

Vasconcelos, M. de F., de Figueiredo, A., dos Santos, F. M., Moraes, N. da S., Cortez, P. M. O., & Costa, T. A. (2023). Relações possíveis entre psicomotricidade e educação física: um estudo com graduandos. Seven Editora, 1057–1077. Retrieved from https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/524