Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

Relações possíveis entre psicomotricidade e educação física: um estudo com graduandos

Vasconcelos MF;
de Figueiredo A;
dos Santos FM;
Moraes NS;
Cortez PMO;
Costa TA

Maria de Fátima Vasconcelos

Athila de Figueiredo

Fernanda Manuela dos Santos

Natalia da Silva Moraes

Priscila Maria Oliveira Cortez

Thays Alves Costa


Resumen

A proposta deste estudo é identificar a compreensão que os graduandos em Educação Física possuem a respeito da Psicomotricidade enquanto ciência e prática relacionando o conhecimento que estes absorvem a partir das disciplinas curriculares oferecidas em seu curso de graduação e uma provável prontidão para a utilização da Psicomotricidade em suas futuras práticas educativas. A importância desse estudo está estruturada fundamentalmente no fato de que a Psicomotricidade é uma ciência que agrega um valor significativo na ampliação da qualidade das relações no ambiente educacional no que tange à promoção do desenvolvimento do ser humano atendido. O referencial utilizado para o desenvolvimento deste estudo será baseado na proposição de desenvolvimento infantil na Educação Física e Psicomotricidade apresentada por José Augusto e Ângela Palma, Marcos Neira e Henri Wallon respectivamente. Como procedimento metodológico será aplicado um questionário estruturado com questões específicas para a obtenção dos dados de forma a permitir a análise necessária para a identificação do objetivo intencionado. Levantamos a hipótese portanto de que, de posse da compreensão adequada da Psicomotricidade enquanto ciência, os futuros educadores terão maior diversidade de mecanismos educativos para a ampliação da qualidade no atendimento às demandas existentes em sua prática. De acordo com os resultados obtidos, a compreensão que os graduandos de Educação Física apresentam sobre a Psicomotricidade está bem próxima a uma visão coerente, com efetiva proposição conceitual desta no ambiente educacional, sobretudo identificamos que esta compreensão ainda se dá de forma fragmentada e distanciada de uma aplicabilidade dos conhecimentos teóricos e práticos da Psicomotricidade de modo consistente, na prática da Educação Física escolar.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-070


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Derechos de autor 2023 Maria de Fátima Vasconcelos, Athila de Figueiredo, Fernanda Manuela dos Santos, Natalia da Silva Moraes, Priscila Maria Oliveira Cortez, Thays Alves Costa

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Maria de Fátima Vasconcelos
  • Athila de Figueiredo
  • Fernanda Manuela dos Santos
  • Natalia da Silva Moraes
  • Priscila Maria Oliveira Cortez
  • Thays Alves Costa