Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

Relações possíveis entre psicomotricidade e educação física: um estudo com graduandos

Vasconcelos MF;
de Figueiredo A;
dos Santos FM;
Moraes NS;
Cortez PMO;
Costa TA

Maria de Fátima Vasconcelos

Athila de Figueiredo

Fernanda Manuela dos Santos

Natalia da Silva Moraes

Priscila Maria Oliveira Cortez

Thays Alves Costa


Keywords

Psicomotricidade
Educação Física
Desenvolvimento Infantil

Abstract

A proposta deste estudo é identificar a compreensão que os graduandos em Educação Física possuem a respeito da Psicomotricidade enquanto ciência e prática relacionando o conhecimento que estes absorvem a partir das disciplinas curriculares oferecidas em seu curso de graduação e uma provável prontidão para a utilização da Psicomotricidade em suas futuras práticas educativas. A importância desse estudo está estruturada fundamentalmente no fato de que a Psicomotricidade é uma ciência que agrega um valor significativo na ampliação da qualidade das relações no ambiente educacional no que tange à promoção do desenvolvimento do ser humano atendido. O referencial utilizado para o desenvolvimento deste estudo será baseado na proposição de desenvolvimento infantil na Educação Física e Psicomotricidade apresentada por José Augusto e Ângela Palma, Marcos Neira e Henri Wallon respectivamente. Como procedimento metodológico será aplicado um questionário estruturado com questões específicas para a obtenção dos dados de forma a permitir a análise necessária para a identificação do objetivo intencionado. Levantamos a hipótese portanto de que, de posse da compreensão adequada da Psicomotricidade enquanto ciência, os futuros educadores terão maior diversidade de mecanismos educativos para a ampliação da qualidade no atendimento às demandas existentes em sua prática. De acordo com os resultados obtidos, a compreensão que os graduandos de Educação Física apresentam sobre a Psicomotricidade está bem próxima a uma visão coerente, com efetiva proposição conceitual desta no ambiente educacional, sobretudo identificamos que esta compreensão ainda se dá de forma fragmentada e distanciada de uma aplicabilidade dos conhecimentos teóricos e práticos da Psicomotricidade de modo consistente, na prática da Educação Física escolar.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-070


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Maria de Fátima Vasconcelos, Athila de Figueiredo, Fernanda Manuela dos Santos, Natalia da Silva Moraes, Priscila Maria Oliveira Cortez, Thays Alves Costa

Author(s)

  • Maria de Fátima Vasconcelos
  • Athila de Figueiredo
  • Fernanda Manuela dos Santos
  • Natalia da Silva Moraes
  • Priscila Maria Oliveira Cortez
  • Thays Alves Costa