Gamificação como ferramenta metodológica no ensino andragógico

Autores

  • Talita de Lima Tavares Araujo
  • Vitória da Paixão

Palavras-chave:

Gamification, Andragogy, Technology

Resumo

O presente artigo teve como objetivo discutir sobre a utilização da gameficação como ferramenta de metodologia ativa, para auxiliar no processo didático do ensino de adultos, evidenciando a importância da compreensão das necessidades dos discentes e melhorando o processo de ensino-aprendizagem. Com as mudanças que as tecnologias da informação e comunicação ocasionaram no âmbito da educação, foi necessária a adaptação dos docentes, para melhor adequação das metodologias de ensino à nova geração de alunos conectados. As metodologias ativas permitiram que os discentes participassem ativamente das aulas com auxílio das ferramentas inseridas durante o processo de ensino-aprendizagem como a gamificação, gerando um ambiente que favoreça o interesse e engajamento do aluno com raciocínios de jogos em atividades de não jogos.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.015-008

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Gamificação como ferramenta metodológica no ensino andragógico. (2024). Seven Editora, 132-146. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/5170