Resumo
Esse estudo teve como objetivo primordial a reflexão da educação inclusiva em um contexto educacional da pandemia do COVID-19, baseando-se nos princípios educacionais, psicossocial e humanitários, valorizando os aspectos democráticos e buscando uma visão sobre o respeito à diversidade, a igualdade. Nesta perspectiva, sabe-se que ela assegura o acesso ao ensino regular a alunos com necessidades educativas especiais, inclusive àqueles que tiveram o seu direito negado por razões étnicos, raciais. Sendo assim, a escola deve se adaptar para estar apta a receber o alunado com todos os tipos de necessidades especiais possíveis. Os efeitos da pandemia, em certo sentido, sempre estarão conectados à educação. A pandemia resultou em alterações substanciais e dignas de nota. Não haverá mais distinção entre aprendizado presencial e remoto. A compreensão da deficiência deve avançar, mas, mais importante, a voz e as práticas das pessoas com deficiência devem ser levadas em consideração e respeitadas para que elas sejam capazes de conectar as possibilidades de transformar suas próprias vidas às esferas política, cultural e científica com base em suas experiências, sentimentos e significados.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.015-004