Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Literatura e diferença cultural: O ensino de literatura nas Amazônias

Dias SG

Sebastião Gonçalves Dias


Resumo

O objetivo deste trabalho é elaborar uma proposta de discussão sobre o ensino de literatura nas Amazônias, tendo como referência teóricos que trazem o desafio de discutir a diversidade, a alteridade e as diferenças culturais, para tanto, abordamos, nessa discussão, teóricos como:  Homi K. Bhabha (2010), Antoine Compagnon (2007), Marjorie Perloff (2013), Franz Fanon (2008), Walter Benjamim (1994), Antônio Candido (1995), entre outros, que propõem o desafio de pensar a diferença e a diversidade cultural. Neste texto, discutiremos práticas de leituras e o ensino de literatura nas escolas das Amazônias, bem como os avanços, limitações e o espaço reservado à literatura no currículo e na escola. O princípio básico da discussão é que aquilo que um indivíduo entende por cultura pode não ser visto da mesma forma por outro, uma vez que o olhar deste pode estar contaminado pelo vício de rejeição à cultura alheia, inerte às diferenças do estar além ou na fronteira. Nesse sentido, estamos aqui pensando nas bordas, nas fronteiras móveis, nas misturas, capazes de problematizar o modelo, as formas padronizadas.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-054


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Sebastião Gonçalves Dias

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Sebastião Gonçalves Dias