Literatura e diferença cultural: O ensino de literatura nas Amazônias

Autores/as

  • Sebastião Gonçalves Dias

Palabras clave:

Cultural diversity, Difference, Literature, Amazons

Resumen

O objetivo deste trabalho é elaborar uma proposta de discussão sobre o ensino de literatura nas Amazônias, tendo como referência teóricos que trazem o desafio de discutir a diversidade, a alteridade e as diferenças culturais, para tanto, abordamos, nessa discussão, teóricos como:  Homi K. Bhabha (2010), Antoine Compagnon (2007), Marjorie Perloff (2013), Franz Fanon (2008), Walter Benjamim (1994), Antônio Candido (1995), entre outros, que propõem o desafio de pensar a diferença e a diversidade cultural. Neste texto, discutiremos práticas de leituras e o ensino de literatura nas escolas das Amazônias, bem como os avanços, limitações e o espaço reservado à literatura no currículo e na escola. O princípio básico da discussão é que aquilo que um indivíduo entende por cultura pode não ser visto da mesma forma por outro, uma vez que o olhar deste pode estar contaminado pelo vício de rejeição à cultura alheia, inerte às diferenças do estar além ou na fronteira. Nesse sentido, estamos aqui pensando nas bordas, nas fronteiras móveis, nas misturas, capazes de problematizar o modelo, as formas padronizadas.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-054

Publicado

2024-04-05

Cómo citar

Literatura e diferença cultural: O ensino de literatura nas Amazônias. (2024). Seven Editora, 773-784. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/4066