Práticas de multiletramentos: Notas sobre a formulação de um jornal discente no CEFET-RJ
Palavras-chave:
Gêneros jornalísticos, Ensino de língua portuguesa, Projeto de extensão, Deu na TelhaResumo
Este trabalho apresenta resultados do projeto de Extensão intitulado Práticas de leitura e escrita em gêneros jornalísticos: perspectivas sociais para o letramento no espaço escolar, desenvolvido no âmbito do CEFET-RJ (campus Valença). Em linhas gerais, o projeto tenciona criar e divulgar um jornal on-line que atue, mormente, na promoção de informação, educação, cultura e cidadania, agregando as atividades de ensino, extensão e pesquisa daquela instituição. Para o desenvolvimento da pesquisa, ancoramo-nos em pressupostos sociointeracionais e dialógicos (BAKHTIN, 2011; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; ANTUNES, 2009; 2010), bem como em estudos sobre letramentos (SOARES, 2014; KLEIMAN, 2008), por meio dos quais se argumenta que (a) as práticas de leitura e escrita devem centrar-se em produções verbais efetivas e (b) que os gêneros discursivos e os textos medeiam nossas relações com nossos interlocutores nas variadas práticas linguageiras das quais participamos no curso de nossas vidas.
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Copyright (c) 2023 Bruno Silva Lopes , Jeimis Nogueira de Castro , Erichardson Tarocco de Oliveira

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