Abstract
Este trabalho apresenta resultados do projeto de Extensão intitulado Práticas de leitura e escrita em gêneros jornalísticos: perspectivas sociais para o letramento no espaço escolar, desenvolvido no âmbito do CEFET-RJ (campus Valença). Em linhas gerais, o projeto tenciona criar e divulgar um jornal on-line que atue, mormente, na promoção de informação, educação, cultura e cidadania, agregando as atividades de ensino, extensão e pesquisa daquela instituição. Para o desenvolvimento da pesquisa, ancoramo-nos em pressupostos sociointeracionais e dialógicos (BAKHTIN, 2011; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; ANTUNES, 2009; 2010), bem como em estudos sobre letramentos (SOARES, 2014; KLEIMAN, 2008), por meio dos quais se argumenta que (a) as práticas de leitura e escrita devem centrar-se em produções verbais efetivas e (b) que os gêneros discursivos e os textos medeiam nossas relações com nossos interlocutores nas variadas práticas linguageiras das quais participamos no curso de nossas vidas.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-122