Práticas de multiletramentos: Notas sobre a formulação de um jornal discente no CEFET-RJ
Palabras clave:
Gêneros jornalísticos, Ensino de língua portuguesa, Projeto de extensão, Deu na TelhaResumen
Este trabalho apresenta resultados do projeto de Extensão intitulado Práticas de leitura e escrita em gêneros jornalísticos: perspectivas sociais para o letramento no espaço escolar, desenvolvido no âmbito do CEFET-RJ (campus Valença). Em linhas gerais, o projeto tenciona criar e divulgar um jornal on-line que atue, mormente, na promoção de informação, educação, cultura e cidadania, agregando as atividades de ensino, extensão e pesquisa daquela instituição. Para o desenvolvimento da pesquisa, ancoramo-nos em pressupostos sociointeracionais e dialógicos (BAKHTIN, 2011; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004; ANTUNES, 2009; 2010), bem como em estudos sobre letramentos (SOARES, 2014; KLEIMAN, 2008), por meio dos quais se argumenta que (a) as práticas de leitura e escrita devem centrar-se em produções verbais efetivas e (b) que os gêneros discursivos e os textos medeiam nossas relações com nossos interlocutores nas variadas práticas linguageiras das quais participamos no curso de nossas vidas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Bruno Silva Lopes , Jeimis Nogueira de Castro , Erichardson Tarocco de Oliveira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.