Resumen
INTRODUÇÃO: A educação em saúde é considerada essencial no desenvolvimento infantil, sendo recomendado que o Ensino Fundamental I a inclua no currículo escolar de pré-adolescentes e crianças. Neste contexto, é importante que a escola adote uma abordagem educativa para promover o conhecimento e a sensibilização sobre a saúde em um contexto mais amplo, que inclua tanto a escola como a família. OBJETIVOS: Realizar uma revisão de escopo sobre a influência de intervenções educativas em saúde no desenvolvimento de estudantes do Ensino Fundamental I de escolas públicas. METODOLOGIA: Realizou-se uma revisão de escopo em junho de 2024. Os descritores utilizados foram "Anatomia", "Desenvolvimento infantil", "Educação em Saúde" e "Intervenção educacional", bem como os termos equivalentes em inglês, combinados utilizando os operadores booleanos AND e OR. A busca foi conduzida nas bases de dados Scielo, Pubmed, Public Knowledge Project, Pesquisa, Ciência e Saúde e Eric. Foram incluídos na revisão artigos experimentais publicados entre 1994 e 2024, sem restrição de idiomas. Os critérios de inclusão envolveram estudos que abordassem temas relacionados à anatomia, desenvolvimento infantil, educação em saúde ou intervenção educacional. Artigos que não detalharam a metodologia ou não foram realizados em ambiente escolar foram excluídos. RESULTADOS: A busca nas bases de dados resultou em 20 artigos, dentre os quais, 12 foram selecionados para a inclusão, sendo 5 da Scielo, 2 da Pubmed, 3 do Public Knowledge Project, 1 da Pesquisa, Ciência e Saúde e 1 da Eric. O presente estudo revelou que, considerando o recorte temporal da pesquisa, há uma escassez de publicações sobre a temática, o que torna este estudo ainda mais relevante. A inclusão de temas relacionados à educação em saúde no currículo do Ensino Fundamental I é crucial para o desenvolvimento integral das crianças e dos pré-adolescentes. Os estudos destacam a importância de abordagens educativas que promovem o conhecimento e a conscientização sobre saúde, anatomia e bem-estar, considerando o contexto escolar e familiar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Infere-se que a adição de temáticas em educação e saúde no Ensino Fundamental I pode ser benéfica para o desenvolvimento físico, mental e social dos alunos e de suas comunidades. As estratégias educativas devem ser adaptadas para serem culturalmente relevantes e acessíveis, garantindo que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido em suas vidas diárias.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.038-005