EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA E RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palabras clave:
Educação Inclusiva, Ensino Superior, Núcleos de Acessibilidade, Relato de experiênciaResumen
O número de matrículas de pessoas com necessidades educacionais específicas no ensino superior tem crescido significativamente devido às políticas públicas que enfatizam, estimulam e promovem a entrada nas instituições de ensino superior, estimulando uma modificação de tais instituições no sentido da inclusão educacional. Considerando esses aspectos, o presente artigo tem como objetivo discutir a educação inclusiva no Ensino Superior, destacando especialmente o percurso legislativo e a experiência de uma universidade no nordeste brasileiro. A metodologia para construção contempla a revisão de literatura narrativa, qualitativa, envolvendo a análise de textos acadêmicos que tratam da Educação inclusiva no Ensino Superior. Como ilustração da efetivação desses aspectos, o artigo ainda objetiva apresentar, como relato de experiência, como se deu o processo de efetivação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina (NAI-Petrolina). Os resultados iniciais desse processo de efetivação apontam para solidificação de iniciativas inclusivas, por meio de reconhecimento pelos alunos da existência do NAI, bem como com o aumento de parcerias e adesão dos docentes a ações e orientações pedagógicas inclusivas, de variados cursos do Campus. Isso representa significativo avanço para a referida instituição rumo aos ideais de uma educação inclusiva, em consonância com a legislação brasileira, e traz apontamentos de melhorias necessárias para um processo inclusivo na instância do ensino superior.
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Derechos de autor 2025 Franciela Félix de Carvalho Monte, Hellen Chrystianne Lucio Barros, Josaniel Vieira da Silva

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