Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA REVISÃO NARRATIVA DE LITERATURA E RELATO DE EXPERIÊNCIA

Franciela Félix de Carvalho Monte

Hellen Chrystianne Lucio Barros

Josaniel Vieira da Silva


Abstract

O número de matrículas de pessoas com necessidades educacionais específicas no ensino superior tem crescido significativamente devido às políticas públicas que enfatizam, estimulam e promovem a entrada nas instituições de ensino superior, estimulando uma modificação de tais instituições no sentido da inclusão educacional. Considerando esses aspectos, o presente artigo tem como objetivo discutir a educação inclusiva no Ensino Superior, destacando especialmente o percurso legislativo e a experiência de uma universidade no nordeste brasileiro. A metodologia para construção contempla a revisão de literatura narrativa, qualitativa, envolvendo a análise de textos acadêmicos que tratam da Educação inclusiva no Ensino Superior. Como ilustração da efetivação desses aspectos, o artigo ainda objetiva apresentar, como relato de experiência, como se deu o processo de efetivação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina (NAI-Petrolina). Os resultados iniciais desse processo de efetivação apontam para solidificação de iniciativas inclusivas, por meio de reconhecimento pelos alunos da existência do NAI, bem como com o aumento de parcerias e adesão dos docentes a ações e orientações pedagógicas inclusivas, de variados cursos do Campus. Isso representa significativo avanço para a referida instituição rumo aos ideais de uma educação inclusiva, em consonância com a legislação brasileira, e traz apontamentos de melhorias necessárias para um processo inclusivo na instância do ensino superior.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.012-002


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Franciela Félix de Carvalho Monte, Hellen Chrystianne Lucio Barros, Josaniel Vieira da Silva

Author(s)

  • Franciela Félix de Carvalho Monte
  • Hellen Chrystianne Lucio Barros
  • Josaniel Vieira da Silva