Abstract
O número de matrículas de pessoas com necessidades educacionais específicas no ensino superior tem crescido significativamente devido às políticas públicas que enfatizam, estimulam e promovem a entrada nas instituições de ensino superior, estimulando uma modificação de tais instituições no sentido da inclusão educacional. Considerando esses aspectos, o presente artigo tem como objetivo discutir a educação inclusiva no Ensino Superior, destacando especialmente o percurso legislativo e a experiência de uma universidade no nordeste brasileiro. A metodologia para construção contempla a revisão de literatura narrativa, qualitativa, envolvendo a análise de textos acadêmicos que tratam da Educação inclusiva no Ensino Superior. Como ilustração da efetivação desses aspectos, o artigo ainda objetiva apresentar, como relato de experiência, como se deu o processo de efetivação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina (NAI-Petrolina). Os resultados iniciais desse processo de efetivação apontam para solidificação de iniciativas inclusivas, por meio de reconhecimento pelos alunos da existência do NAI, bem como com o aumento de parcerias e adesão dos docentes a ações e orientações pedagógicas inclusivas, de variados cursos do Campus. Isso representa significativo avanço para a referida instituição rumo aos ideais de uma educação inclusiva, em consonância com a legislação brasileira, e traz apontamentos de melhorias necessárias para um processo inclusivo na instância do ensino superior.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.012-002