DISPOSITIVOS DE SUBJETIVAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI: AS NUANCES DO APRENDER A SER

Autores/as

  • Francisco Ullissis Paixão e Vasconcelos
  • Cleidiana Andrade da Penha Ximenes
  • Elenilda Teles Frota
  • Flavia Azevedo Albuquerque Fontenele
  • Francisco Jardel Araújo Lourenço
  • Jane Meire de Freitas dos Santos de Queiroz
  • Lenna Fernandes dos Anjos
  • Maria José Coutinho de Melo

Palabras clave:

Educação para todos, Aprender a Ser, Subjetivação

Resumen

Este artigo analisa, por meio da análise de discurso foucautiano, o relatório da UNESCO "Educação: um tesouro a descobrir" (1996), destacando como seus objetivos para a educação no século XXI, embora apresentados sob novas retóricas, mantêm um discurso funcionalista já conhecido e reafirma a propositura de uma Educação pra Todos como proposta de subjetivação.  A análise foca títulos do documento e sua articulação com a proposta de pilares para a educação que reforçam a ideia da educação como essencial para que os indivíduos "tornem-se humanos" e verdadeiramente vivam. Utilizando as perspectivas de Foucault e Larrosa, por meio de uma análise documental qualitativa, o texto argumenta que, embora os mecanismos apresentados no relatório sejam distintos dos dispositivos disciplinares tradicionais, a lógica subjacente à produção do sujeito persiste, agora disfarçada por retóricas aparentemente ingênuas.  É preciso tencionarmos os contextos e as política públicas, como forma de gerar, em meio aos discursos hegemônicos, fissuras que possibilitem rompermos com as subjetividades oficializadas que balizam a experiencia de si.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.038-012

Publicado

2025-02-03

Cómo citar

DISPOSITIVOS DE SUBJETIVAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI: AS NUANCES DO APRENDER A SER. (2025). Seven Editora. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6496