Diálogo entre Cazuza e a teoria celular: Análise de uma prática pedagógica construída a partir da música “ideologia”

Autores/as

  • Brunna Andreolle Cotrim
  • Yara Agnes Duarte Fernandes
  • Danielle Cristina Pereira
  • Antônio Fernandes Nascimento Junior

Palabras clave:

Cell theory, Music, Pedagogical practice

Resumen

Este trabalho apresenta uma abordagem dos princípios da Pedagogia Histórico-Crítica e da Educação Histórico-Filosófica para o ensino de ciências e biologia. Para isso, foi feito análise de uma prática pedagógica que trouxe o ensino da teoria celular por meio da música “Ideologia”, do Cazuza.  O objetivo foi superar as barreiras tradicionais do ensino, estimulando a reflexão crítica e a interconexão entre diferentes campos do conhecimento. A prática pedagógica envolveu a análise profunda da música e sua contextualização na vida do artista, destacando sua luta contra a AIDS, servindo como ponto de partida para explorar os princípios da teoria celular, demonstrando sua relevância para a compreensão da saúde e das condições humanas. Os resultados revelaram que os(as) discentes não apenas compreenderam os conceitos biológicos, mas também refletiram sobre questões sociais. A prática estimulou o pensamento crítico, a criatividade e o diálogo entre arte e ciência.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.024-009

Publicado

2024-08-30

Cómo citar

Diálogo entre Cazuza e a teoria celular: Análise de uma prática pedagógica construída a partir da música “ideologia”. (2024). Seven Editora, 124-133. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/5466