Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

Gamificação em um curso técnico integrado de nível médio: Usos e possibilidades de aprendizagem

Vilela TSV;
Braga L;
Tinô SRL;
Ferreira J;
Carvalhaes V;
Júnior MIQ

Thamise Sampaio Vasconcelos Vilela

Laudelina Braga

Sérgio Renan Lopes Tinô

Janaina Ferreira

Vinícius Carvalhaes

Manoel Ivany de Queiroz Júnior


Keywords

Metodologia Ativa
Gamificação
Jogos
Protagonismo
Aprendizagem

Abstract

Neste trabalho é analisado o uso da gamificação como metodologia ativa no curso técnico integrado ao ensino médio em eletrônica. Aprendizagem ativa é um conjunto de ações planejadas que possibilita ao aluno a oportunidade de compartilhar suas experiências, aplicar, processar, interagir com colegas e professores durante o seu processo educacional. A gamificação é uma atividade que aplica elementos presentes em jogos como a mecânica, estética e dinâmica para engajar os alunos, a fim de motivar ações, promover o aprendizado e solucionar problemas fora do seu contexto usual de entretenimento. O objetivo deste trabalho é problematizar os conceitos sobre gamificação, explorando aspectos de sua estrutura e fatores motivacionais, avaliando as possíveis contribuições e a aceitação do uso desta metodologia ativa em uma turma de 1º ano do curso técnico em eletrônica integrado ao ensino médio – IFG Goiânia. Dois jogos foram aplicados, o “Passa ou Repassa” e o “Tabuleiro da Eletricidade”. Foi possível observar que os recursos de gamificação utilizados durante as aulas foram relevantes para o engajamento dos alunos, motivando-os a serem protagonistas do próprio aprendizado e, por isso, podem atuar como estratégias de ensino e aprendizagem na abordagem de temas relacionados à eletricidade.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-016


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Thamise Sampaio Vasconcelos Vilela, Laudelina Braga, Sérgio Renan Lopes Tinô, Janaina Ferreira , Vinícius Carvalhaes, Manoel Ivany de Queiroz Júnior

Author(s)

  • Thamise Sampaio Vasconcelos Vilela
  • Laudelina Braga
  • Sérgio Renan Lopes Tinô
  • Janaina Ferreira
  • Vinícius Carvalhaes
  • Manoel Ivany de Queiroz Júnior