Inclusão acadêmica do sensoriamento remoto para pessoas portadoras de acromatopsia, relato de experiência
Keywords:
Daltonismo, Geoprocessamento, EnsinoAbstract
A educação inclusiva faz parte de um movimento impulsionado pela Organização das Nações Unidas (ONU) envolvendo nações com ações de natureza política, cultural, social e pedagógica, em defesa do direito de todos dos com necessidades especiais. O processo educacional de inclusão social no ensino superior não conjuga com igualdade de fundamentação teórica/ prática quanto a vasta literatura apresentada nas séries iniciais. Dessa forma, o estudo de caso apresentado trata do pano de ensino para um Atendimento Educacional Especializado (AEE) de um aluno com deficiência visual de cores, daltonismo, nível de acromatopsia, que é um distúrbio ocular que impede os portadores de distinguir cores. Como não existe cura para esse distúrbio, o ensino do sensoriamento remoto e geoprocessamento apresenta técnicas e métodos adaptativos para melhorar sua percepção e fundamentar as práticas metodológicas em ambiente de ensino acadêmico. Para subsidiar e fornecer insumos para sociedade a pesquisa revela que o método de diagramação/intensidade permitiu a identificação, percepção e a distinção de áreas agrícolas mapeadas por técnicas de geoprocessamento com imagens de RADAR, por daltônico com acromatopsia (DtA).
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Kamilla Andrade de Oliveira, Gustavo Macedo de Mello Baptista , Fillipe Tamiozzo Pereira Torres , Antônio Emanuel Souta Vera, Gleicy de Jesus Matos Abrel

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.