Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contact

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Principal Contact
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Support Contact
  • contato@sevenevents.com.br

Inclusão acadêmica do sensoriamento remoto para pessoas portadoras de acromatopsia, relato de experiência

Oliveira KA;
Baptista GMM;
Torres FTP;
Veras AES;
Abrel GJM

Kamilla Andrade de Oliveira

Gustavo Macedo de Mello Baptista

Fillipe Tamiozzo Pereira Torres

Antonio Emanuel Souta Veras

Gleicy de Jesus Matos Abrel


Abstract

A educação inclusiva faz parte de um movimento impulsionado pela Organização das Nações Unidas (ONU) envolvendo nações com ações de natureza política, cultural, social e pedagógica, em defesa do direito de todos dos com necessidades especiais. O processo educacional de inclusão social no ensino superior não conjuga com igualdade de fundamentação teórica/ prática quanto a vasta literatura apresentada nas séries iniciais. Dessa forma, o estudo de caso apresentado trata do pano de ensino para um Atendimento Educacional Especializado (AEE) de um aluno com deficiência visual de cores, daltonismo, nível de acromatopsia, que é um distúrbio ocular que impede os portadores de distinguir cores. Como não existe cura para esse distúrbio, o ensino do sensoriamento remoto e geoprocessamento apresenta técnicas e métodos adaptativos para melhorar sua percepção e fundamentar as práticas metodológicas em ambiente de ensino acadêmico. Para subsidiar e fornecer insumos para sociedade a pesquisa revela que o método de diagramação/intensidade permitiu a identificação, percepção e a distinção de áreas agrícolas mapeadas por técnicas de geoprocessamento com imagens de RADAR, por daltônico com acromatopsia (DtA).

 

DOI:https://doi.org/10.56238/aboreducadesenvomundiv1-035


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Kamilla Andrade de Oliveira, Gustavo Macedo de Mello Baptista , Fillipe Tamiozzo Pereira Torres , Antônio Emanuel Souta Vera, Gleicy de Jesus Matos Abrel

Author(s)

  • Kamilla Andrade de Oliveira
  • Gustavo Macedo de Mello Baptista
  • Fillipe Tamiozzo Pereira Torres
  • Antonio Emanuel Souta Veras
  • Gleicy de Jesus Matos Abrel