O LEGADO DA PANDEMIA PARA A EDUCAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL

Autores

  • Edmundo Vieira de Lacerda

DOI:

https://doi.org/10.56238/rcsv14n6-005

Palavras-chave:

Pandemia, Covid-19, Educação, Ensino Remoto, Ensino Médio

Resumo

A Pandemia do Coronavírus, ou COVID-19, parou o mundo, que teve que cumprir ordens ao distanciamento social e observância dos Protocolos de medidas sanitárias para a contenção do vírus. Com as escolas fechadas, o ensino precisou ser reinventado, por meio de estratégias que viabilizassem o cumprimento da carga horária e do conteúdo previsto no currículo escolar. Diante disso, adotou-se o ensino remoto como alternativa para manter um possível vínculo entre os estudantes e a escola, além de buscar manter os conteúdos pedagógicos em dia. Os professores, com intuito de continuar as suas atividades, precisaram modificar as suas formas de atuação profissional estendidas, agora, para fora do contexto da escola, trabalhando em sistema home office, trazendo para si um incremento da carga de trabalho para exercer suas funções que terminou por influenciar o seu cotidiano e a sua própria vivência pessoal. O objetivo geral deste artigo é discutir o legado que a pandemia do Covid-19 para a prática educacional do Ensino Médio público brasileiro. Sendo objetivos específicos: (i) apresentar alguns desafios enfrentados pela educação durante esta realidade; (ii) discutir o legado para a educação deixado pela pandemia; (iii) discutir o Ensino Médio brasileiro na pós-pandemia. Neste contexto foi realizada uma revisão bibliográfica qualitativa. Os professores tiveram de responder rápida e emergencialmente ao contexto gerado pela pandemia. Também se empenharam em aprender mais sobre ferramentas digitais para o engajamento dos alunos. É claro que todo esse esforço deixou um legado em termos de aprendizado e, principalmente, de fluência digital que beneficia qualquer contexto, seja online ou presencial.

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Publicado

2024-10-17

Como Citar

de Lacerda, E. V. (2024). O LEGADO DA PANDEMIA PARA A EDUCAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL. Revista Sistemática, 14(6), 1399–1408. https://doi.org/10.56238/rcsv14n6-005