CONTRIBUIÇÕES DA ATIVIDADE LÚDICA PARA O PROCESSO EDUCACIONAL

Autores

  • Sônia Lopes Sampaio Canelo
  • Ana Cristina Lopes Sampaio
  • Betijane Soares de Barros

Resumo

DOI: https://doi.org/10.29327/223013.3.1-4

A atividade lúdica apresenta-se como instrumento transformador das práticas pedagógicas e como forte aliada no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem da criança e adolescente. A presente pesquisa busca responder à pergunta de como a atividade lúdica contribui com o processo ensino-aprendizagem. Considerou produções científicas publicadas entre 2015 e 2020, nos seguintes sites: BVS, Scielo e Periódicos da Capes. E, tem por objetivo analisar a influência da ludicidade como instrumento facilitador para ensino-aprendizagem. Tendo utilizado como metodologia a revisão sistemática, com a utilização de descritores estruturados no DeCS e MeSH. Os dados foram coletados no mês julho de 2020 e teve como critérios de inclusão artigos científicos pertinentes ao tema e como critérios de exclusão artigos científicos que não contemplam a temática ludicidade e processo educacional. Deste modo, a atividade lúdica, com todas as suas nuances, contribui significativamente para o processo educacional, sendo um instrumento facilitador da aprendizagem.

Downloads

Publicado

2024-06-10

Como Citar

Canelo, S. L. S., Sampaio, A. C. L., & de Barros, B. S. (2024). CONTRIBUIÇÕES DA ATIVIDADE LÚDICA PARA O PROCESSO EDUCACIONAL. Revista Sistemática, 3(1), 220–236. Recuperado de https://sevenpublicacoes.com.br/RCS/article/view/4655