O ensino da matemática e seus reflexos no ensino fundamental e médio no cotidiano

Autores

  • Juliana Nobre Nobrega
  • José Fernandes dos Santos Filho
  • Luciane Queroz Moura

Resumo

DOI: 10.29327/223013.13.1-5

 

Este trabalho traz relato sobre abordagem histórica de Matemática e os baixos índice de aprendizagem em matemática em algumas escolas pesquisadas no sistema público. É preciso permanecer na busca pela qualidade do ensino e aprendizagem nas escolas, principalmente na disciplina de matemática, que está presente no cotidiano. O objetivo principal é mostrar e analisar os reflexos do processo de ensino aprendizagem da disciplina de matemática no cotidiano. Desta forma com base nessas considerações e nas pesquisas bibliográficas realizadas surgiu a necessidade de investigar a situação da matemática, como disciplina. Diante dos resultados obtidos conforme documentos pesquisados, constata-se que o ensino e aprendizagem de matemática no ensino fundamental e médio apresentam um rendimento baixo, acarretando um menor rendimento nos anos (séries) posteriores, portanto, esses resultados direcionam argumentos para a situação do ensino e aprendizagem de matemática, bem como sugestões para diminuir as divergências entre a importância e o conhecimento da matemática no cotidiano. Como disciplina, nas escolas pesquisadas que serviu de ponto de partida para a análise de problemas relacionadas a aprendizagem de matemática. Diante do apresentado constatou-se que a matemática estudada é descontextualizada da realidade do aluno, comprometendo assim, a realização de um processo de ensino e aprendizagem com qualidade.

Downloads

Publicado

2024-06-12

Como Citar

Nobrega, J. N., dos Santos Filho, J. F., & Moura, L. Q. (2024). O ensino da matemática e seus reflexos no ensino fundamental e médio no cotidiano. Revista Sistemática, 13(1), 35–42. Recuperado de https://sevenpublicacoes.com.br/RCS/article/view/4713