Explorando o processo de aprendizagem da leitura e escrita: Estratégia de ensino

Autores

  • Marli da Silva
  • Carla Waleska Gomes de Araújo
  • Lucília Maria da Silva Soares Barbosa

Resumo

DOI: 10.29327/223013.13.1-1

O presente artigo propõe uma análise e reflexão através de revisões bibliográficas sobre os processos de ensino da leitura e escrita, onde analisa-se o processos de ensino aprendizagem da leitura e escrita tendo em vista o desenvolvimento da leitura e escrita, para a construção do sentido e os benefícios que a fomentação dessas práticas trazem para o desenvolvimento cognitivo dos educandos. É preciso compreender o trabalho coletivo e histórico, resultado de experiência, tendo essa natureza social e cultural. No contexto escolar a leitura e a escrita tem uma importância fundamental, se faz necessário destacar o quanto leitura e escrita estão presentes em todos os conteúdos. É importante o uso de uma pratica pedagógica eficiente, onde o professor deve proporcionar meios que leve o educando a raciocinar, criar situação que propiciem o desenvolvimento das capacidades de falar, escutar, ler e escrever de acordo com os diferentes usos dos contextos. Portanto o professor precisa ter uma concepção clara de linguagem coerente com um processo de alfabetização mais ampla. Dessa forma o trabalho do professor é permitir que o aluno organize e sistematize observações que parte do seu dia-a-dia, levando-o gradativamente ao longo de sua escolarização a formação do conhecimento.

Downloads

Publicado

2024-06-12

Como Citar

da Silva, M., de Araújo, C. W. G., & Barbosa, L. M. da S. S. (2024). Explorando o processo de aprendizagem da leitura e escrita: Estratégia de ensino. Revista Sistemática, 13(1), 2–11. Recuperado de https://sevenpublicacoes.com.br/RCS/article/view/4704