Explorando o processo de aprendizagem da leitura e escrita: Estratégia de ensino
Resumo
O presente artigo propõe uma análise e reflexão através de revisões bibliográficas sobre os processos de ensino da leitura e escrita, onde analisa-se o processos de ensino aprendizagem da leitura e escrita tendo em vista o desenvolvimento da leitura e escrita, para a construção do sentido e os benefícios que a fomentação dessas práticas trazem para o desenvolvimento cognitivo dos educandos. É preciso compreender o trabalho coletivo e histórico, resultado de experiência, tendo essa natureza social e cultural. No contexto escolar a leitura e a escrita tem uma importância fundamental, se faz necessário destacar o quanto leitura e escrita estão presentes em todos os conteúdos. É importante o uso de uma pratica pedagógica eficiente, onde o professor deve proporcionar meios que leve o educando a raciocinar, criar situação que propiciem o desenvolvimento das capacidades de falar, escutar, ler e escrever de acordo com os diferentes usos dos contextos. Portanto o professor precisa ter uma concepção clara de linguagem coerente com um processo de alfabetização mais ampla. Dessa forma o trabalho do professor é permitir que o aluno organize e sistematize observações que parte do seu dia-a-dia, levando-o gradativamente ao longo de sua escolarização a formação do conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica Sistemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.