A FORMAÇÃO DO PROFESSOR INDÍGENA NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL

Autores

  • Marta Lúcia Silva Costa
  • Andrea Marques Vanderlei Fregadolli
  • Betijane Soares de Barros
  • Marcia Lucia Costa da Silva

Resumo

DOI: https://doi.org/10.29327/223013.3.1-5

Introdução: A concepção sobre o processo de ensino-aprendizagem não pode ser mais a mera transmissão de conhecimentos aos alunos que recebem e aceitam tudo passivamente. Nesse sentido a formação dos educadores tornou-se um eixo central na construção de um processo educativo em que os alunos sejam capazes de construir um olhar crítico e reflexivo, capazes de agir diante de situações inusitadas e inferir, propondo mudanças nos ambientes em que estão inseridos. Objetivo: Refletir sobre a formação dos professores indígenas no contexto educacional brasileiro numa perspectiva intercultural. Metodologia: Revisão sistemática integrativa. Resultados e Discussão: Considerando os critérios de inclusão estabelecidos durante a pesquisa foram selecionados 23 artigos que contemplavam a relação entre a interculturalidade e a formação do docente indígena. Assim, com a análise dos trabalhos científicos investigados obteve-se as seguintes categorias: breve contextualização sobre a formação docente brasileira; a formação intercultural para o docente indígena. Conclusão: Quando o professor indígena recebe uma formação apropriada baseada na perspectiva intercultural, pode transformar a realidade de muitos alunos, extinguindo as práticas assimilacionistas, bem como os conceitos preconceituosos, tornando a escola indígena em uma educação efetivamente intercultural propensa ao diálogo reflexivo, onde o processo de ensino aprendizagem valoriza e respeita as diferenças existentes.

Downloads

Publicado

2024-06-10

Como Citar

Costa, M. L. S., Fregadolli, A. M. V., de Barros, B. S., & da Silva, M. L. C. (2024). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR INDÍGENA NUMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL. Revista Sistemática, 3(1), 237–274. Recuperado de https://sevenpublicacoes.com.br/RCS/article/view/4656