A QUESTÃO MULTICULTURAL NO ESPAÇO ESCOLAR: DESAFIOS PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Márcia Lúcia Costa da Silva
  • Andrea Marques Vanderlei Fregadolli
  • Betijane Soares de Barros
  • Marta Lucia Silva Costa

Resumo

Introdução: a perspectiva do multiculturalismo surge como uma ideologia que defende uma educação em que a diversidade não é somente constatada, mas também incluída e valorizada no currículo e nas práticas pedagógicas, de modo que o papel do professor se torna crucial, de mediação, para uma inter-relação entre as diferentes culturas existentes na escola. Objetivo: analisar a questão multicultural no espaço escolar a fim de compreender as abordagens e perspectivas para os povos indígenas. Metodologia: revisão bibliográfica do tipo sistemática integrativa. Resultados e Discussão: Considerando os critérios de inclusão estabelecidos durante a pesquisa foram selecionados 24 artigos que contemplaram duas categorias: a diversidade na sala de aula: implicações para as práticas pedagógicas; a educação para os povos indígenas sob a perspectiva multicultural. Conclusão: O multiculturalismo abre espaço para a vontade de cada indivíduo e de cada grupo em mostrar sua identidade aos outros; e todos, em conjunto, promovem e alcançam o interculturalismo, que pelo diálogo, pela troca de conhecimentos, práticas e comportamentos, integra essas vontades com o objetivo de promover a compreensão e a tolerância entre os indivíduos de origens diversas. A educação multicultural, mais especificamente, deve promover a partilha, a valorização e o respeito pela diversidade das culturas representadas na turma, na escola e na comunidade, assim como combater os preconceitos e as discriminações étnicas.

Downloads

Publicado

2024-06-03

Como Citar

da Silva, M. L. C., Fregadolli, A. M. V., de Barros, B. S., & Costa , M. L. S. (2024). A QUESTÃO MULTICULTURAL NO ESPAÇO ESCOLAR: DESAFIOS PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. Revista Sistemática, 3(1), 169–193. Recuperado de https://sevenpublicacoes.com.br/RCS/article/view/4551