A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TEA

Autores

  • Aline dos Santos Moreira de Carvalho
  • Antonio Marcondes
  • Vanessa de Almeida Silva
  • Luciana de Fátima Silva Cândido
  • Ivaneide da Silva e Silva
  • Jonas da Silva e Silva
  • Valeska Trinta
  • Marcella Tenorio
  • Marcela da Silva Santos Lorenzoni
  • Flávia de Oliveira dos Santos Santos
  • Deucilene Ronchi de Almeida Lopes
  • Tatiana Santos Pinto

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv4n3-010

Palavras-chave:

Planejamento curricular, Inclusão escolar, Gestão pedagógica, Práticas inclusivas, Necessidades educacionais especiais

Resumo

Este artigo aborda a importância do planejamento curricular inclusivo nas escolas, com foco nas estratégias pedagógicas utilizadas para garantir a acessibilidade ao currículo para alunos com necessidades educacionais especiais. O objetivo principal é analisar as práticas de gestão escolar e as dificuldades enfrentadas na implementação de um currículo inclusivo, considerando as diferentes perspectivas de gestores e professores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com análise de conteúdo das entrevistas de professores e gestores escolares. As técnicas utilizadas incluem a revisão bibliográfica e a análise de documentos pedagógicos, além de entrevistas semiestruturadas com profissionais da área. Os resultados indicam que, apesar das políticas públicas que favorecem a inclusão, ainda existem desafios significativos, como a falta de formação adequada dos docentes e a escassez de recursos pedagógicos especializados. No entanto, observa-se que as práticas inclusivas que envolvem o planejamento colaborativo entre professores e gestores têm proporcionado avanços importantes na adaptação do currículo, promovendo um ambiente mais equitativo para todos os alunos. Conclui-se que, para uma inclusão efetiva, é necessário um compromisso contínuo com a capacitação dos educadores e a disponibilização de recursos pedagógicos adequados, além de políticas públicas mais eficazes para dar suporte a esse processo.

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Publicado

2025-05-16

Edição

Seção

Articles

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TEA. (2025). International Seven Journal of Multidisciplinary, 4(3), 530-542. https://doi.org/10.56238/isevmjv4n3-010