A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TEA
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv4n3-010Palavras-chave:
Planejamento curricular, Inclusão escolar, Gestão pedagógica, Práticas inclusivas, Necessidades educacionais especiaisResumo
Este artigo aborda a importância do planejamento curricular inclusivo nas escolas, com foco nas estratégias pedagógicas utilizadas para garantir a acessibilidade ao currículo para alunos com necessidades educacionais especiais. O objetivo principal é analisar as práticas de gestão escolar e as dificuldades enfrentadas na implementação de um currículo inclusivo, considerando as diferentes perspectivas de gestores e professores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com análise de conteúdo das entrevistas de professores e gestores escolares. As técnicas utilizadas incluem a revisão bibliográfica e a análise de documentos pedagógicos, além de entrevistas semiestruturadas com profissionais da área. Os resultados indicam que, apesar das políticas públicas que favorecem a inclusão, ainda existem desafios significativos, como a falta de formação adequada dos docentes e a escassez de recursos pedagógicos especializados. No entanto, observa-se que as práticas inclusivas que envolvem o planejamento colaborativo entre professores e gestores têm proporcionado avanços importantes na adaptação do currículo, promovendo um ambiente mais equitativo para todos os alunos. Conclui-se que, para uma inclusão efetiva, é necessário um compromisso contínuo com a capacitação dos educadores e a disponibilização de recursos pedagógicos adequados, além de políticas públicas mais eficazes para dar suporte a esse processo.
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