DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO SÉCULO XXI: TECNOLOGIA, DIVERSIDADE E BEM-ESTAR DOCENTE

Autores

  • Aline dos Santos Moreira de Carvalho
  • Idalva de Jesus Souza Venturim
  • Pericles Araújo
  • Poliana Freitas Vieira Araújo
  • Thaís Barros de Mesquita
  • Zélia da Silva

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv4n3-006

Palavras-chave:

Educação, Século 21, Ensino, Aprendizagem, Desafios, Oportunidades, Integração de tecnologia, Gestão da diversidade, Bem-estar do professor, Aprendizagem ativa, Colaboração, Habilidades do século 21, Ambiente inclusivo

Resumo

Este artigo explora os desafios e oportunidades da educação no século 21, destacando a transição de um modelo centrado no ensino para um centrado na aprendizagem. Foram discutidos diversos aspectos, incluindo a integração da tecnologia na sala de aula, a gestão da diversidade, a saúde mental dos professores e o papel em evolução do educador. Enfatizou-se a importância de promover a aprendizagem ativa e colaborativa, desenvolver competências essenciais para o século 21 e garantir um ambiente de aprendizado inclusivo e equitativo. O objetivo deste trabalho foi analisar e compreender as mudanças fundamentais na educação contemporânea, identificando os principais desafios enfrentados pelos educadores e explorando estratégias para promover um ensino mais eficaz e significativo. Ao destacar a importância da transição de um modelo centrado no ensino para um centrado na aprendizagem, o trabalho busca contribuir para o avanço do debate educacional e para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais alinhadas com as demandas do século 21.

Downloads

Publicado

2025-05-08

Como Citar

de Carvalho, A. dos S. M., Venturim, I. de J. S., Araújo, P., Araújo, P. F. V., de Mesquita, T. B., & da Silva, Z. (2025). DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO SÉCULO XXI: TECNOLOGIA, DIVERSIDADE E BEM-ESTAR DOCENTE. International Seven Journal of Multidisciplinary, 4(3), 487–504. https://doi.org/10.56238/isevmjv4n3-006

Edição

Seção

Articles