DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO SÉCULO XXI: TECNOLOGIA, DIVERSIDADE E BEM-ESTAR DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv4n3-006Palavras-chave:
Educação, Século 21, Ensino, Aprendizagem, Desafios, Oportunidades, Integração de tecnologia, Gestão da diversidade, Bem-estar do professor, Aprendizagem ativa, Colaboração, Habilidades do século 21, Ambiente inclusivoResumo
Este artigo explora os desafios e oportunidades da educação no século 21, destacando a transição de um modelo centrado no ensino para um centrado na aprendizagem. Foram discutidos diversos aspectos, incluindo a integração da tecnologia na sala de aula, a gestão da diversidade, a saúde mental dos professores e o papel em evolução do educador. Enfatizou-se a importância de promover a aprendizagem ativa e colaborativa, desenvolver competências essenciais para o século 21 e garantir um ambiente de aprendizado inclusivo e equitativo. O objetivo deste trabalho foi analisar e compreender as mudanças fundamentais na educação contemporânea, identificando os principais desafios enfrentados pelos educadores e explorando estratégias para promover um ensino mais eficaz e significativo. Ao destacar a importância da transição de um modelo centrado no ensino para um centrado na aprendizagem, o trabalho busca contribuir para o avanço do debate educacional e para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais alinhadas com as demandas do século 21.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 International Seven Journal of Multidisciplinary

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.