DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO SÉCULO XXI: TECNOLOGIA, DIVERSIDADE E BEM-ESTAR DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv4n3-006Keywords:
Educação, Século 21, Ensino, Aprendizagem, Desafios, Oportunidades, Integração de tecnologia, Gestão da diversidade, Bem-estar do professor, Aprendizagem ativa, Colaboração, Habilidades do século 21, Ambiente inclusivoAbstract
Este artigo explora os desafios e oportunidades da educação no século 21, destacando a transição de um modelo centrado no ensino para um centrado na aprendizagem. Foram discutidos diversos aspectos, incluindo a integração da tecnologia na sala de aula, a gestão da diversidade, a saúde mental dos professores e o papel em evolução do educador. Enfatizou-se a importância de promover a aprendizagem ativa e colaborativa, desenvolver competências essenciais para o século 21 e garantir um ambiente de aprendizado inclusivo e equitativo. O objetivo deste trabalho foi analisar e compreender as mudanças fundamentais na educação contemporânea, identificando os principais desafios enfrentados pelos educadores e explorando estratégias para promover um ensino mais eficaz e significativo. Ao destacar a importância da transição de um modelo centrado no ensino para um centrado na aprendizagem, o trabalho busca contribuir para o avanço do debate educacional e para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais alinhadas com as demandas do século 21.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 International Seven Journal of Multidisciplinary

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.