BEM-ESTAR DO EDUCADOR: A BASE PARA UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL EFICAZ

Autores

  • Aline dos Santos Moreira de Carvalho
  • Lucélia Jagobucci
  • Raquel Lima Ferreira
  • Joelma Cellin
  • Flávia Maria Pazetto
  • Luciana de Fátima Silva Cândido
  • Tatiane Santos Pinto
  • Camila Pinheiro Fontenele Miranda
  • Zelia da Silva
  • Marcela Tenorio

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv4n3-003

Palavras-chave:

Bem-estar dos professores, Sucesso educacional, Estresse docente, Suporte institucional, Qualidade do ensino

Resumo

Este artigo busca analisar a importância do bem-estar do professor para o sucesso educacional, destacando como a saúde mental e as condições de trabalho dos educadores influenciam a qualidade da educação oferecida aos alunos. O bem-estar dos professores é fundamental não apenas para a saúde e satisfação dos próprios educadores, mas também para a eficácia do processo educativo. Ambientes de trabalho estressantes e inadequados podem comprometer a eficácia pedagógica e, consequentemente, o desempenho acadêmico dos alunos. Portanto, é essencial entender e promover condições que favoreçam o bem-estar dos professores. O estudo foi realizado através de uma revisão bibliográfica de fontes acadêmicas relevantes, incluindo livros, artigos de periódicos revisados por pares e relatórios institucionais. A análise incluiu a coleta e síntese de dados sobre o impacto do bem-estar dos professores no desempenho dos alunos, os fatores que contribuem para o bem-estar docente e as consequências do estresse e burnout entre educadores. A revisão da literatura confirma que o bem-estar dos professores é crucial para a qualidade educacional. Ambientes de trabalho que oferecem suporte adequado, oportunidades de desenvolvimento profissional e um clima de respeito são fundamentais para o bem-estar dos professores e, por consequência, para o sucesso acadêmico dos alunos. Investir em políticas que promovam um ambiente saudável e sustentável para os educadores pode levar a uma melhoria significativa na eficácia educacional.

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Publicado

2025-05-08

Edição

Seção

Articles

Como Citar

BEM-ESTAR DO EDUCADOR: A BASE PARA UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL EFICAZ. (2025). International Seven Journal of Multidisciplinary, 4(3), 453-464. https://doi.org/10.56238/isevmjv4n3-003