BEM-ESTAR DO EDUCADOR: A BASE PARA UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL EFICAZ

Autores

  • Aline dos Santos Moreira de Carvalho
  • Lucélia Jagobucci
  • Raquel Lima Ferreira
  • Joelma Cellin
  • Flávia Maria Pazetto
  • Luciana de Fátima Silva Cândido
  • Tatiane Santos Pinto
  • Camila Pinheiro Fontenele Miranda
  • Zelia da Silva
  • Marcela Tenorio

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv4n3-003

Palavras-chave:

Bem-estar dos professores, Sucesso educacional, Estresse docente, Suporte institucional, Qualidade do ensino

Resumo

Este artigo busca analisar a importância do bem-estar do professor para o sucesso educacional, destacando como a saúde mental e as condições de trabalho dos educadores influenciam a qualidade da educação oferecida aos alunos. O bem-estar dos professores é fundamental não apenas para a saúde e satisfação dos próprios educadores, mas também para a eficácia do processo educativo. Ambientes de trabalho estressantes e inadequados podem comprometer a eficácia pedagógica e, consequentemente, o desempenho acadêmico dos alunos. Portanto, é essencial entender e promover condições que favoreçam o bem-estar dos professores. O estudo foi realizado através de uma revisão bibliográfica de fontes acadêmicas relevantes, incluindo livros, artigos de periódicos revisados por pares e relatórios institucionais. A análise incluiu a coleta e síntese de dados sobre o impacto do bem-estar dos professores no desempenho dos alunos, os fatores que contribuem para o bem-estar docente e as consequências do estresse e burnout entre educadores. A revisão da literatura confirma que o bem-estar dos professores é crucial para a qualidade educacional. Ambientes de trabalho que oferecem suporte adequado, oportunidades de desenvolvimento profissional e um clima de respeito são fundamentais para o bem-estar dos professores e, por consequência, para o sucesso acadêmico dos alunos. Investir em políticas que promovam um ambiente saudável e sustentável para os educadores pode levar a uma melhoria significativa na eficácia educacional.

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Publicado

2025-05-08

Como Citar

de Carvalho, A. dos S. M., Jagobucci, L., Ferreira, R. L., Cellin, J., Pazetto, F. M., Cândido, L. de F. S., Pinto, T. S., Miranda, C. P. F., da Silva, Z., & Tenorio, M. (2025). BEM-ESTAR DO EDUCADOR: A BASE PARA UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL EFICAZ. International Seven Journal of Multidisciplinary, 4(3), 453–464. https://doi.org/10.56238/isevmjv4n3-003

Edição

Seção

Articles