IMPLANTAÇÃO DA PLATAFORMA QUIZIZZ NO NÚCLEO REGIONAL DE PARANAVAÍ (PR): UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv4n2-021Palavras-chave:
Ensino de Química, Programa Desafio Paraná, Plataforma Quizizz, Ensino de Química e TDICResumo
Em um período pós-pandêmico, houve um aumento significativo na utilização de plataformas digitais no contexto escolar. O objetivo deste artigo é compreender o processo de implantação de Plataformas Digitais de Aprendizagem em Sala de Aula na Educação Básica Pública do Estado do Paraná, em escolas do Núcleo Regional de Paranavaí, na percepção da técnica responsável por esse processo. A metodologia empregada é de natureza qualitativa, na modalidade estudo de caso. Como dados, consideramos as respostas de uma entrevista com a técnica do NRE, responsável pelo Programa Desafio Paraná. Para a discussão dos resultados, foi empregada a Análise Textual Discursiva. Os resultados obtidos apontam que o processo de implantação de Plataformas Digitais de Aprendizagem em Sala de Aula na Educação Básica Pública do Estado do Paraná, em escolas do NRE de Paranavaí, tem implicado um crescimento de acessos, em especial pelo fato dos estudantes terem a oportunidade de realizar as atividades na própria escola. Evidenciou, porém, que não há um engajamento com o programa por parte significativa dos professores. Sobre a capacitação para o uso das Plataformas, destacam-se diferentes encaminhamentos, que ocorrem tanto de modo síncrono quanto assíncrono. Em relação às potencialidades do Quizizz, foram destacadas ferramentas e funções específicas para os estudantes que apresentam alguma dificuldade e a possibilidade de os professores criarem suas próprias atividades. Sobre os desafios vivenciados nesse processo de implementação da Plataforma, foram apontados aspectos estruturais, como problemas de acesso à internet, falta de computadores ou disponibilidade de laboratório de informática.
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