PERSPECTIVAS DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E SUAS INTERELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv3n5-014Palavras-chave:
Neurociência Cognitiva, Educação Matemática, Conceitos Matemáticos, Estruturas Biológicas, Mente MatemáticaResumo
Este artigo analisa a obra Educational Neuroscience: Initiatives and Emerging Issues, organizada por Katheryn E. Patten e Stephen R. Campbell, com foco nas interseções entre Neurociência e Educação Matemática. A pesquisa aborda como conceitos matemáticos, além de serem construídos pela comunidade, estão ligados a estruturas biológicas no cérebro, conforme defendido por Tall (2000). Também evidenciou os trabalhos de Fenna van Nes, Paul Howard-Jones, Anthony E. Kelly e Kerry Handscomb por suas contribuições à Educação Matemática sob a perspectiva da Neurociência Cognitiva. A integração de áreas como psicologia, fisiologia, ciência da computação e genética é vista como fundamental para reduzir a distância entre disciplinas e promover novas oportunidades para a pesquisa educacional. O objetivo é mostrar a partir dos trabalhos citados como essas interfaces podem enriquecer o entendimento dos processos de aprendizagem matemática e criar colaborações mais amplas entre as áreas do conhecimento a partir de uma melhor compreensão sobre as interrelações. Tais relações poderão possibilitar uma melhor elaboração de estratégias de ensino e de aprendizagem inerente a cada indivíduo, de maneira particularizada.
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