Perfil epidemiológico dos pacientes internados na pediatria com pneumonia complicada

Autores

  • Otho melo de Figueiredo
  • Eugênio Fernandes de Magalhães
  • Silvia Mara Tasso

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv3n4-006

Palavras-chave:

Infecções Respiratórias Agudas (IRA), Pneumonia adquirida na comunidade (PAC), Infecção pneumocócica

Resumo

As infecções respiratórias agudas (IRA) são doenças que acometem qualquer segmento do trato respiratório no período de até 7 dias de duração. São responsáveis  por  25% de todas as doenças e mortes entre crianças nos países em desenvolvimento.  Em média, crianças de áreas urbanas têm de 4 a 6 IRA por ano. Aproximadamente, 2-3% das Infecções respiratórias agudas(IRA) progridem para uma infecção do parênquima pulmonar, das quais 10-20% evoluem para óbito. A pneumonia adquirida na comunidade (PAC) é a principal IRA do parênquima pulmonar. A PAC é caracterizada como a presença de sinais e sintomas de pneumonia em criança previamente saudável, devido a infecção contraída fora do hospital. A pneumonia complicada é aquela que cursa com consolidação extensa, abscesso, derrame pleural, pneumatocele e atelectasia.

A infecção pneumocócica é uma causa prevalente em todo mundo, sendo responsável por significativas taxas de morbimortalidade, o que é evidenciado por 800 mil óbitos em 2017, resultando em 15% de todas as mortes de crianças menores de 5 anos em países em desenvolvimento. No contexto Brasil, essa doença é a principal causa de morte evitáveis na infância. De acordo com dados do Sistema Único de Saúde em 2017 a pneumonia foi a segunda causa de hospitalização em 2017, sendo responsável por 14% de todas as hospitalizações.

Deste modo o presente estudo objetiva realizar um mapeamento epidemiológico delineando o número de crianças  internadas por pneumonia complicada,  com o objetivo de destacar as características epidemiológicas, individuais, físicas, socioeconômicas e sanitárias diante de cada indivíduo, intervindo de forma mais eficaz evitando desfechos negativos dessa doença que ainda é uma grave problema de saúde pública nos países em desenvolvimento.

Publicado

2024-07-04

Como Citar

de Figueiredo, O. melo, de Magalhães, E. F., & Tasso, S. M. (2024). Perfil epidemiológico dos pacientes internados na pediatria com pneumonia complicada. International Seven Journal of Multidisciplinary, 3(4), 1204–1208. https://doi.org/10.56238/isevmjv3n4-006

Edição

Seção

Articles