International Seven Journal of Multidisciplinary
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##

e-ISSN: 2764-9547



Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • contato@sevenpublicacoes.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenpublicacoes.com.br

Perfil epidemiológico dos pacientes internados na pediatria com pneumonia complicada

de Figueiredo Om;
de Magalhães EF;
Tasso SM

Otho melo de Figueiredo

Eugênio Fernandes de Magalhães

Silvia Mara Tasso


Palavras-chave

Acute Respiratory Infections (ARI)
Community-acquired pneumonia (CAP)
Pneumococcal infection
Infecções Respiratórias Agudas (IRA)
Pneumonia adquirida na comunidade (PAC)
Infecção pneumocócica

Resumo

As infecções respiratórias agudas (IRA) são doenças que acometem qualquer segmento do trato respiratório no período de até 7 dias de duração. São responsáveis  por  25% de todas as doenças e mortes entre crianças nos países em desenvolvimento.  Em média, crianças de áreas urbanas têm de 4 a 6 IRA por ano. Aproximadamente, 2-3% das Infecções respiratórias agudas(IRA) progridem para uma infecção do parênquima pulmonar, das quais 10-20% evoluem para óbito. A pneumonia adquirida na comunidade (PAC) é a principal IRA do parênquima pulmonar. A PAC é caracterizada como a presença de sinais e sintomas de pneumonia em criança previamente saudável, devido a infecção contraída fora do hospital. A pneumonia complicada é aquela que cursa com consolidação extensa, abscesso, derrame pleural, pneumatocele e atelectasia.

A infecção pneumocócica é uma causa prevalente em todo mundo, sendo responsável por significativas taxas de morbimortalidade, o que é evidenciado por 800 mil óbitos em 2017, resultando em 15% de todas as mortes de crianças menores de 5 anos em países em desenvolvimento. No contexto Brasil, essa doença é a principal causa de morte evitáveis na infância. De acordo com dados do Sistema Único de Saúde em 2017 a pneumonia foi a segunda causa de hospitalização em 2017, sendo responsável por 14% de todas as hospitalizações.

Deste modo o presente estudo objetiva realizar um mapeamento epidemiológico delineando o número de crianças  internadas por pneumonia complicada,  com o objetivo de destacar as características epidemiológicas, individuais, físicas, socioeconômicas e sanitárias diante de cada indivíduo, intervindo de forma mais eficaz evitando desfechos negativos dessa doença que ainda é uma grave problema de saúde pública nos países em desenvolvimento.


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 International Seven Journal of Multidisciplinary

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Otho melo de Figueiredo
  • Eugênio Fernandes de Magalhães
  • Silvia Mara Tasso