Unidade de ensino potencialmente significativa com tema transversal educação para o trânsito no ensino de cinemática em ciências
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv3n1-025Palavras-chave:
Educação para o trânsito, Ensino de ciências, Temas transversais, Aprendizagem significativa, Cinemática.Resumo
O trabalho apresenta os resultados de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), com o tema transversal “Educação para o trânsito”, aplicada em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental. Esse trabalho deriva de uma pesquisa de caráter qualitativo cujo objetivo foi verificar o potencial de uma UEPS na promoção da aprendizagem significativa de conteúdos de Cinemática. Os materiais e as etapas da UEPS foram fundamentados na Teoria de Aprendizagem Significativa. A avaliação conduzida durante a UEPS teve caráter formativo pois houve um acompanhamento dos estudantes na realização de tarefas nas diferentes etapas. Os dados oriundos de diversos instrumentos avaliativos foram analisados por meio de uma estatística descritiva e pela Análise Textual Discursiva. A análise demonstrou que o objetivo desse trabalho foi alcançado, pois ocorreram avanços na compreensão de conceitos de Cinemática e favoreceu na melhoria de atitudes dos estudantes para lidar de forma mais adequada com a complexidade do fenômeno “Trânsito”. O estudo demonstrou que a utilização dessa temática transversal produziu relações relevantes para a aprendizagem, contribuindo com novas formas de ensinar e de aprender Ciências. Essa proposta constituiu-se, portanto, em um material que pode ser qualificado com potencial para o desenvolvimento de aprendizagem significativa.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 International Seven Journal of Multidisciplinary
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.