Pirâmide holográfica como recurso instrucional para inserção de imagens 3D no ensino de isomeria óptica

Autores

  • Milene Graciele de Almeida
  • Marcelo Maia Cirino

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv3n1-022

Palavras-chave:

Teoria da dupla codificação, Isomeria óptica, Imagens 3D, Novas tecnologias digitais, Enfoque CTS.

Resumo

As Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e as suas aplicações no ensino da Química, vem se destacando como contribuinte para a promoção de conceitos que possuem abstração. Em busca de inovações que possam cooperar com o ensino da Isomeria Óptica, investigamos a colaboração do ensino deste conceito proporcionado em uma sequência didática com enfoque CTS e com aporte de recurso didático pedagógico, a pirâmide holográfica para representação de imagens 3D. A pesquisa aplicada é de caráter qualitativo e o público-alvo foi composto por 35 estudantes do ensino médio de um colégio estadual localizado em Vera Cruz do Oeste, Paraná. Os estudantes participaram de duas aulas que compuseram uma sequência didática abordando a “Isomeria Óptica e Medicamentos”, e a partir dos dados coletados, analisamos a construção do conhecimento e o estabelecimento das relações necessárias para a aprendizagem. Os métodos de análise fundamentaram-se nos procedimentos da Análise Textual Discursiva, a categorização foi adaptada e realizada a priori pelo método dedutivo com aporte na Taxonomia Digital de Bloom e a partir da Teoria da Dupla Codificação foram interpretados os materiais resultantes da aplicação da pesquisa. Observamos que alguns estudantes contemplam os três níveis do processamento cognitivo estabelecidos por Paivio (1971), sendo o representacional, o referencial e o associativo, no entanto, para outros estudantes analisamos a necessidade de diferentes estímulos para que estabelecessem conexões concretas. Sugerimos a Teoria da Dupla Codificação para a análise do ensino promovido a partir de imagens 3D, contemplando os conceitos abstratos da Isomeria Óptica e ressaltamos a importância da tecnologia digital aplicada nos métodos de ensino da Química.

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Publicado

2024-03-18

Como Citar

Graciele de Almeida, M., & Maia Cirino, M. (2024). Pirâmide holográfica como recurso instrucional para inserção de imagens 3D no ensino de isomeria óptica. International Seven Journal of Multidisciplinary, 3(1), 311–34. https://doi.org/10.56238/isevmjv3n1-022