International Seven Journal of Multidisciplinary
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e-ISSN: 2764-9547



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A musicoterapia como ferramenta terapeutica e suas interfaces da com a enfermagem pediátrica

Cristina Dias Granito C;
Rachel Martins Teixeira Coutinho R

Claudia Cristina Dias Granito

Rosa Rachel Martins Teixeira Coutinho


Palavras-chave

Music therapy
Humanization
Pediatric nursing.
Musicoterapia
Humanização
Enfermagem pediátrica.

Resumo

Introdução: A música em seu contexto histórico faz parte da vida do ser humano. Sua compreensão, percepção e entendimento vai além do avanço tecnológico, ainda que se considere a evolução técnica e científica da humanidade, os mistérios relacionados a musicalidade são indecifráveis, haja vista, ser uma percepção exclusiva da espécie humana. Esta se faz presente em todos os eixos culturais, por isso no ambiente hospitalar é uma ferramenta terapêutica muito potente, además, a prática na intervenção de enfermagem, pode ser considerada um poderoso instrumento na humanização do cuidado. É capaz de relaxar, alegrar e motivar os indivíduos, pois, dificilmente uma criança é indiferente a uma canção. Um arranjo musical tem grande poder como elo de conexão entre as pessoas, nesse caso, atingindo as fibras mais profundas da alma, construindo uma relação de empatia entre ambas. Desta forma, harmonia e vibrações sonoras ressoam e propiciam transformação, equilíbrio, e cura, resultando em sorrisos, afeto, toque terapêutico, bem como, transmissão de segurança, paz e alento. Como arte, a música causa grande impacto emocional, porque envolve as pessoas na energia que o artista colocou na obra. Acaba motivando o paciente a sentir outras emoções a partir de uma interação musical, repercutindo em várias esferas do hospital e é por isso, que a música amplia a comunicação e a sensibilidade das pessoas, de forma coerente com o lugar, respeitando as especificidades do hospital, a harmonia musical pode agregar positivamente no cuidado da enfermagem pediátrica. Objetivo:   analisar os efeitos da musicoterapia na práxis da assistência de enfermagem ao paciente pediátrico, com vistas a humanização do cuidado. Método: o estudo possui abordagem metodológica qualitativa, de caráter descritivo explicativo, por meio da revisão integrativa da literatura (RIL) sobre publicações nacionais e internacionais em periódicos de representatividade na área de enfermagem, indexados ao banco de dados virtual dentro do período delimitado para esta pesquisa, nos anos de 2016 a 2021. Resultados:  Foram obtidos 50 artigos, dentre os quais 5 foram incluídos nesta revisão uma vez que atendiam ao objetivo da pesquisa. Dividido em cinco categorias: humanização e musicoterapia, a musicoterapia como ferramenta terapêutica; a musicoterapia na unidade de internação pediátrica; a musicoterapia na unidade de internação neonatal; e a musicoterapia na unidade de oncologia pediátrica. Considerações finais: a musicoterapia, como ferramenta de humanização, proporciona grandes benefícios à criança hospitalizada que frequentemente passa por períodos de ansiedade, angústia, estresse, medo e sofrimento. As crianças assistidas sob a intervenção da música têm a possibilidade de refletir sobre significados existenciais que as auxiliam a se fortalecerem, alcançando mudanças internas que o enfrentamento da doença proporciona. A utilização desta ferramenta pela equipe de enfermagem ainda se constitui como um desafio, necessitando de maior sensibilização, pois embora alguns avanços na área tenham acontecido, ainda é contestada por profissionais de saúde que desconhecem suas ações terapêuticas e métodos. Visto que, o hospital deve ser um espaço de desenvolvimento humano, voltado ao acolhimento e promoção a saúde individualizada e humanizada. 


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  • Claudia Cristina Dias Granito
  • Rosa Rachel Martins Teixeira Coutinho