De criança para criança: A inclusão e protagonismo de crianças com necessidades especiais na literatura infantil
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv2n5-031Palavras-chave:
Livros infantis, Inclusão, Protagonismo, Portador de necessidade especial, Literatura.Resumo
Apesar de existirem inúmeros livros ilustrados, crianças que apresentam necessidades especiais em livros e histórias infantis, aparecem apenas como figurantes ou coadjuvantes, sendo o protagonismo mantido com personagens moldados a padrões sociais genéricos. Este artigo relata a experiência de criação de projeto literário de autoria própria, abordando a temática do protagonismo de indivíduos com necessidades especiais na literatura infantil. Para auxiliar na organização e conclusão das etapas foi utilizado um método projetual, de estrutura aberta com possibilidade de incluir ou retirar determinadas etapas, moldando-se de acordo com a diretriz evolutiva do projeto via exploração do processo criativo. Os livros possuem como característica a narração de histórias de crianças que se transformam em super-heróis e superam as suas limitações utilizando os seus superpoderes relacionados a sua condição clínica. Por meio da literatura e suas ilustrações alcançamos o imaginário infantil, no intuito de transmitir ideias, fixar momentos sociais, culturais, e repensar conceitos. Espera-se que a iniciativa da criação desse conteúdo literário promova reconhecimento de habilidades únicas das crianças que têm deficiências e que elas se sintam mais compreendidas e apreciadas ao ler livros que retratam personagens como elas.