Altas habilidades e superdotação de crianças e jovens estudantes

Autores

  • Luiz Gonzaga Lapa Junior
  • Kleine José da Rocha
  • Karinne Soares Alves da Silva
  • Maria Aparecida Alves Oliveira
  • Ludmila Meneses da Silva
  • Marinalva Maniçoba de Lira
  • Elga Santos Marinho
  • Kênia José da Rocha
  • Lucineide Melo de Paulo Leão
  • Karine Aragão da Silva

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv2n5-023

Palavras-chave:

Altas habilidades, Superdotação, Escola, Família.

Resumo

Este estudo discutiu opiniões sobre as altas habilidades em estudantes. Buscou-se compreender o universo dos indivíduos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) por meio do método qualitativo com pesquisa bibliográfica e exploratória a várias bases de dados como Scielo e Google Scholar. A temática possui reflexões complexas pela heterogeneidade deste grupo. Crianças e jovens com altas habilidades e superdotação podem ter necessidades educacionais e afetivas diferenciadas, resultantes de sua complexidade cognitiva, maior intensidade de resposta, sensibilidade emocional, entre outros fatores. Elas podem demonstrar comportamentos preocupantes como desajustes sociais e insegurança que quando não trabalhadas podem ocasionar riscos socioemocionais. É importante entender o mundo cognitivo, emocional, afetivo e social dos indivíduos superdotados, de forma a reduzir suas vulnerabilidades e compreender sua forma de agir no mundo.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-01

Como Citar

Gonzaga Lapa Junior, L., José da Rocha, K., Soares Alves da Silva, K., Aparecida Alves Oliveira, M., Meneses da Silva, L., Maniçoba de Lira, M., Santos Marinho, E., José da Rocha, K., Melo de Paulo Leão, L., & Aragão da Silva, K. (2023). Altas habilidades e superdotação de crianças e jovens estudantes. International Seven Journal of Multidisciplinary, 2(5), 1109–1117. https://doi.org/10.56238/isevmjv2n5-023