Altas habilidades e superdotação de crianças e jovens estudantes
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv2n5-023Palavras-chave:
Altas habilidades, Superdotação, Escola, Família.Resumo
Este estudo discutiu opiniões sobre as altas habilidades em estudantes. Buscou-se compreender o universo dos indivíduos com altas habilidades/superdotação (AH/SD) por meio do método qualitativo com pesquisa bibliográfica e exploratória a várias bases de dados como Scielo e Google Scholar. A temática possui reflexões complexas pela heterogeneidade deste grupo. Crianças e jovens com altas habilidades e superdotação podem ter necessidades educacionais e afetivas diferenciadas, resultantes de sua complexidade cognitiva, maior intensidade de resposta, sensibilidade emocional, entre outros fatores. Elas podem demonstrar comportamentos preocupantes como desajustes sociais e insegurança que quando não trabalhadas podem ocasionar riscos socioemocionais. É importante entender o mundo cognitivo, emocional, afetivo e social dos indivíduos superdotados, de forma a reduzir suas vulnerabilidades e compreender sua forma de agir no mundo.