Estudo da função afim e aplicações nas áreas da matemática e física com ênfase ensino contextualizado
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv2n4-013Palavras-chave:
Função afim, Matemática, Física, Problemas, Contextualização.Resumo
Este trabalho aborda um estudo sobre a função afim ou função polinomial de primeiro grau, dando ênfase em algumas aplicações nas áreas da Matemática e Física enfatizando o cotidiano. Primeiramente, relata como alguns importantes pesquisadores deram impulsos teóricos para que o estudo sobre função afim se tornasse consistente. Assim sendo, com o desenvolvimento do referido tema, tornou-se possível resolver uma série de problemas cotidianos, como na área comercial, na própria matemática e no estudo da cinemática em movimentos de corpos que são regidos por velocidades constantes e diferentes de zero. Também, verifica-se a aplicação dessa função em aplicações em tarifas, como em planos de empresas em custo por minuto corridos em celulares, em tarifas de corridas de táxi e etc. Portanto, o estudo da função afim tem grande número de aplicação prática e o professor quando ministrar o conteúdo, deve promover uma metodologia que esteja atrelada a parte teórico-prático de modo que o aluno seja capaz de perceber a relevância que a função afim assume no contexto do cotidiano. Dessa forma conclui-se a pesquisa mostrando a viabilidade que o professor deve articular na sala de aula, considerando um estudo que esteja ligado com a sala de aula e com o cotidiano do aluno onde seja capaz de compreender a interação entre os dois processos de ensino e aprendizagem com problemas que esclareçam e dão mais significados aos conteúdos ministrados, teoricamente.