O diferencial do acadêmico inserido na vivência do pet saúde: relato de experiência dos monitores

Autores

  • Ana Beatriz De Melo Calado
  • Artur Duarte Pinto
  • Quitéria Maria Ferreira da Silva
  • Thayná Patrícia Almeida Santos
  • Raphaela Victoria Gomes da Silva
  • Maria Izabel de Mendonça Alves
  • Marina de Oliveira Rosa
  • Ana Luiza de Andrade Melo Oliveira
  • Iranir de Oliveira
  • Érika Rosângela Alves Prado

DOI:

https://doi.org/10.56238/isevmjv2n1-003

Palavras-chave:

Práticas interdisciplinares, educação em saúde, integralidade em saúde.

Resumo

O Programa de Educação Pelo Trabalho para Saúde – PET/Saúde implanta uma linha tênue, em concordância com a interprofissionalidade, com pleno destaque para a estratégia de saúde da família, para que seus membros possuam uma ampla vivência acerca das atuações profissionais presentes no grupo. Possibilitando ainda uma oportunidade em aperfeiçoar o trabalho interprofissional no serviço e no aprendizado acadêmico, de acordo com as necessidades do SUS. O estudo é do tipo relato de experiência e visou retratar a plena vivência dos monitores bolsistas do PET-Saúde Interprofissional do Cesmac. Com relação à análise das literaturas, foi observado que as atividades extracurriculares têm ganhado bastante visibilidade entre os estudantes, porém, há uma escassez de estudos sobre tal tema no Brasil. Desde a primeira experiência vivida no PET, o mesmo se empenha em sempre mostrar um trabalho dinâmico e em equipe, instigando o senso crítico e de pesquisa dos monitores. Contudo, nota-se a importância de uma equipe interprofissional e o envolvimento na participação do Pet-Saúde que oportuniza o acadêmico a aprender com o trabalho e vivenciar a realidade nata do sistema de saúde. Os monitores referem breves relatos ao longo de todo o artigo, evidenciando suas principais vivências e pontos de vista, em que, durante o período da vivência, percebeu-se um empenho do trabalho em equipe, instigando o senso crítico e de pesquisa dos monitores. Além de vivências práticas realizadas em uma sequência de planejamento, execução e avaliação de todas as ações propostas, com foco para a satisfação da comunidade.

 

DOI: 10.56238/isevmjv2n1-003

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Beatriz De Melo Calado, A., Duarte Pinto, A., Maria Ferreira da Silva, Q., Patrícia Almeida Santos, T., Victoria Gomes da Silva, R., Izabel de Mendonça Alves, M., de Oliveira Rosa, M., Luiza de Andrade Melo Oliveira, A., de Oliveira, I., & Rosângela Alves Prado, Érika. (2023). O diferencial do acadêmico inserido na vivência do pet saúde: relato de experiência dos monitores. International Seven Journal of Multidisciplinary, 2(1), 63–73. https://doi.org/10.56238/isevmjv2n1-003