O diferencial do acadêmico inserido na vivência do pet saúde: relato de experiência dos monitores
DOI:
https://doi.org/10.56238/isevmjv2n1-003Palavras-chave:
Práticas interdisciplinares, educação em saúde, integralidade em saúde.Resumo
O Programa de Educação Pelo Trabalho para Saúde – PET/Saúde implanta uma linha tênue, em concordância com a interprofissionalidade, com pleno destaque para a estratégia de saúde da família, para que seus membros possuam uma ampla vivência acerca das atuações profissionais presentes no grupo. Possibilitando ainda uma oportunidade em aperfeiçoar o trabalho interprofissional no serviço e no aprendizado acadêmico, de acordo com as necessidades do SUS. O estudo é do tipo relato de experiência e visou retratar a plena vivência dos monitores bolsistas do PET-Saúde Interprofissional do Cesmac. Com relação à análise das literaturas, foi observado que as atividades extracurriculares têm ganhado bastante visibilidade entre os estudantes, porém, há uma escassez de estudos sobre tal tema no Brasil. Desde a primeira experiência vivida no PET, o mesmo se empenha em sempre mostrar um trabalho dinâmico e em equipe, instigando o senso crítico e de pesquisa dos monitores. Contudo, nota-se a importância de uma equipe interprofissional e o envolvimento na participação do Pet-Saúde que oportuniza o acadêmico a aprender com o trabalho e vivenciar a realidade nata do sistema de saúde. Os monitores referem breves relatos ao longo de todo o artigo, evidenciando suas principais vivências e pontos de vista, em que, durante o período da vivência, percebeu-se um empenho do trabalho em equipe, instigando o senso crítico e de pesquisa dos monitores. Além de vivências práticas realizadas em uma sequência de planejamento, execução e avaliação de todas as ações propostas, com foco para a satisfação da comunidade.
DOI: 10.56238/isevmjv2n1-003