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e-ISSN: 2764-9547



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Processo de projetação de arquitetura educacional universitária - Percursos e etapas do trabalho de especialistas na Ufal, Alagoas

Damásio Albuquerque Mergulhão D;
Francis César Sampaio Sarmento T

Daísy Damásio Albuquerque Mergulhão

Thaisa Francis César Sampaio Sarmento


Palavras-chave

Educational architecture
Public university
Architectural project.
Arquitetura educacional
Universidade pública
Projeto arquitetônico.

Resumo

Este artigo apresenta e analisa os processos de projetos de edificações de tipologia educacional universitária - seus conceitos, percursos e parâmetros produzidos na Universidade Federal de Alagoas - Ufal, no pós-Reuni de 2013 à 2023. Este período foi definido por existir dados mais exatos sobre a condução destes projetos.  Esta pesquisa buscou trazer discussões sobre o exercício profissional de arquitetos e urbanistas dedicados a projetos de obras educacionais públicas que envolvem investimentos vultosos, tempo de trabalho e conhecimento técnico específico. Buscou-se contextualizar a situação da infraestrutura universitária da Ufal, com foco no fazer do trabalho do arquiteto e urbanista. Referencial teórico aborda o avanço sistemático de etapas organizadas que contribuem com o fazer profissional de projeto. A partir disto, foi realizada uma análise descritiva sobre o papel do projetista na esfera pública e suas atividades e atribuições. Para confrontar ao arcabouço teórico foram realizadas entrevistas com os profissionais da Ufal, a fim de obter informações sobre os aspectos mais importantes do fazer projetual da equipe. Foram discutidos como desafios, procedimentos, softwares utilizados, necessidades e demandas institucionais são colocadas no dia-a-dia destes profissionais. Findando a análise, foram detalhadas formas de trabalho coletivo, etapas projetuais e restrições dos projetos arquitetônicos. O artigo finaliza com a necessidade de elaborar mais estudos, que possam explicitar dificuldades e características da atuação do arquiteto urbanista na arquitetura educacional pública no Brasil. Percebeu-se grandes limitações em relação as exigências legais e os investimentos disponibilizados para criação, inovação estética, execução técnica adequada, especificação de materiais e de equipamentos duradouros.


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  • Daísy Damásio Albuquerque Mergulhão
  • Thaisa Francis César Sampaio Sarmento